Uma oscilação de energia pode danificar seriamente seu computador. Felizmente, a fonte de alimentação do computador foi construída para suportar o impacto de quaisquer flutuações de energia. Se você achar que seu sistema não liga mais após um pico, o culpado é provavelmente a fonte de energia. Felizmente, substituir sua fonte de alimentação não é tão difícil quanto parece.
Etapa 1
Determine o tipo e a voltagem da sua fonte de alimentação. O local mais fácil de localizar isso é olhando na parte de trás da fonte de alimentação instalada em seu computador. Deve haver um adesivo que dê informações sobre o fornecimento. Se você não vê-lo lá, verifique o manual do seu computador. Você também poderá encontrá-lo on-line no site do fabricante do computador.
Etapa 2
Compre a fonte de alimentação apropriada online ou em uma loja de informática próxima.
Etapa 3
Desconecte seu computador. Desconecte qualquer dispositivo conectado por USB, impressoras, monitores, etc.
Etapa 4
Abra a caixa do computador com a chave de fenda. Remova os parafusos e coloque-os de lado.
Etapa 5
Aterre-se tocando em um grande objeto de metal. Isso dissipará a eletricidade estática em seu corpo, o que pode danificar os componentes eletrônicos.
Etapa 6
Localize a fonte de alimentação. Geralmente fica perto da parte traseira do gabinete, onde o plugue entra na máquina.
Etapa 7
Desconecte a fonte de alimentação da placa-mãe e periféricos. Os cabos de alimentação geralmente são multicoloridos e se encaixam nos diversos drives e outros dispositivos internos por meio de um soquete na extremidade do cabo de alimentação. O cabo de alimentação conectado à placa-mãe geralmente é preso com algum tipo de aba que você deve pressionar antes de puxar o soquete.
Etapa 8
Desparafuse a fonte de alimentação do gabinete. Verifique a parte de trás da caixa para uma série de parafusos nas proximidades do plugue de alimentação e desaparafuse-os. Isso deve liberar a fonte de alimentação.
Etapa 9
Remova a fonte de alimentação do gabinete.
Etapa 10
Insira a nova fonte de alimentação e aperte no lugar.
Etapa 11
Conecte a fonte de alimentação de volta na placa-mãe. Conecte as unidades e periféricos.
Etapa 12
Recoloque a tampa da caixa e aperte-a novamente.
Etapa 13
Conecte o computador e reconecte quaisquer dispositivos externos (discos rígidos, impressoras, etc.) e monitores.
Etapa 14
Inicie seu computador. Ele deve inicializar no sistema operacional normalmente.
Dica
Sempre use protetores contra surtos com seus computadores. Ainda melhor é uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS). Eles não apenas fornecem backup de bateria ao seu computador em caso de falha de energia, mas também limpam a eletricidade que flui através deles, suavizando quaisquer solavancos e picos de energia que podem prejudicar seu sistema.
Aviso
Certifique-se de não comprar uma fonte de alimentação muito potente para o circuito em que ela funcionará.