A classificação ohm de um alto-falante é sua impedância dinâmica com programa acústico dinâmico. Este valor é superior à resistência elétrica ao conduzir corrente CC de um medidor de volt-ohm. É apenas uma classificação entre outros fatores que permite aos usuários classificar alto-falantes para que possam ser combinados com amplificadores. A pergunta:"Como faço para alterar alto-falantes de 4 ohms para 8 ohms?" geralmente é solicitado ao tentar adaptar drivers de alto-falante automotivo de 4 ohm para amplificadores domésticos de 8 ohm, embora isso nem sempre seja o caso.
Impedância do alto-falante
Originalmente, a maioria dos alto-falantes era de 16 ohms porque funcionava melhor com amplificadores valvulados. Mais tarde, os drivers de alto-falante com cerca de 8 ohms eram a combinação certa para amplificadores de transistor porque forneciam o melhor equilíbrio de potência de saída, volume, fidelidade e baixa distorção. Os primeiros estéreos automotivos exigiam drivers de alto-falante com impedância muito menor de 4 ohms para obter o volume necessário, embora com alguma perda de qualidade de som porque a tensão de condução era limitada a sistemas elétricos de alternador de bateria automotiva de 12 volts DC.
Amplificadores automotivos modernos são capazes de conectar internamente sua tensão de saída, como evidenciado por aqueles batedores irritantes rondando as ruas. Um amplificador tem que aplicar duas vezes a voltagem a um alto-falante de 8 ohms para que ele permita a mesma amperagem (e, portanto, watts) que um alto-falante de 4 ohms. Inversamente, um amplificador destinado a cargas de 8 ohm pode passar muita corrente se usado em níveis moderados a altos com alto-falantes de 4 ohm, o que derreteria seus transistores de saída. Por esse motivo, é imperativo entender completamente as restrições de saída do amplificador que será usado, bem como a razão para alterar a impedância do alto-falante em primeiro lugar - para cima ou para baixo.
Conectado em série ou paralelo
A melhor e mais fácil maneira de obter a impedância desejada para um sistema é brincar com o número de drivers e sua configuração. Por exemplo, se dois drivers de alto-falante de 4 ohms estiverem conectados em série (amplificador mais ao alto-falante 1 mais, alto-falante 1 comum ao alto-falante 2 mais, alto-falante 2 comum ao amplificador comum), a impedância do sistema será de 8 ohms. Conectados em paralelo (amplificador mais para ambos os alto-falantes 1 e 2 mais, e ambos os alto-falantes 1 e 2 comuns ao amplificador comum), a impedância total é de 2 ohms. Quatro alto-falantes de 4 ohms com dois pares paralelos conectados em série resultarão em - sim, 4 ohms novamente. Dois alto-falantes de 4 ohm conectados em paralelo conectados em série com um alto-falante de 4 ohm produzirão um sistema de 6 ohm. Dois alto-falantes de 4 ohms conectados em série com um alto-falante de 4 ohms produzirão 2,67 ohms. As fórmulas são fáceis:Para alto-falantes conectados em série, basta adicionar todos os valores de impedância, ponto final. Para alto-falantes conectados em paralelo, quebre a calculadora, será:1/R total é igual a 1/R (alto-falante 1) mais 1/R (alto-falante 2) mais 1/R alto-falante 3 ... e assim por diante.
Protegendo o amplificador
Embora colocar um alto-falante de 4 ohms em um amplificador de 8 ohms seja um negócio arriscado, um alto-falante de 8 ohms com um amplificador projetado para 4 ohms é bom, embora o volume mais alto atingível possa ser menor.