Fontes de alimentação ATX têm sido o padrão para desktops de computador desde 1995. Há um recém-chegado, chamado EPS, que está desafiando a regra das fontes de alimentação ATX.
Alimentação principal
As fontes de alimentação ATX têm um conector de alimentação principal de 20 pinos, enquanto as fontes de alimentação EPS têm um conector de 24 pinos.
P4
As fontes de alimentação ATX contêm um conector adicional de 4 pinos +12v chamado conector P4. As fontes de alimentação EPS têm um conector EPS de 8 pinos +12v que é essencialmente dois conectores P4 combinados.
PCI Express
As fontes de alimentação EPS contêm um conector de alimentação PCI Express de 6 pinos para fornecer alimentação adicional às placas de vídeo PCI-e. Fontes de alimentação ATX não possuem este conector.
Base comum
Existem três conectores que as fontes de alimentação ATX e EPS têm em comum:conectores de alimentação para periféricos (comumente chamados de conectores Molex), conectores de alimentação de disquete e conectores de alimentação SATA. No entanto, algumas fontes de alimentação ATX mais antigas podem não ter conectores SATA.
Compatibilidade
Um grande número de fontes de alimentação EPS tem a capacidade de "dividir" os pinos extras em seus conectores de alimentação, tornando-os compatíveis com as placas-mãe ATX. Embora existam kits de adaptadores disponíveis que afirmam permitir que uma fonte de alimentação ATX funcione com uma placa-mãe EPS, os fabricantes não recomendam isso, pois pode reduzir a funcionalidade e o desempenho.
Conclusão
Embora seja possível usar algumas fontes de alimentação EPS em placas-mãe ATX, as fontes de alimentação ATX não possuem os conectores necessários para fornecer alimentação adequada a uma placa-mãe EPS e seus componentes. Consulte o manual da sua placa-mãe e use a fonte de alimentação recomendada para obter melhores resultados em seu sistema de computador.