Instalar um segundo sistema operacional em seu computador pode parecer ridiculamente nerd, mas há muitas razões práticas e sólidas para experimentá-lo. As versões modernas do Linux, como o Mint, são tão ricas em recursos e fáceis de usar quanto o Windows, mas são muito menos propensas a malware. O Mint também vem com uma interface elegante e orientada por menus que se assemelha a versões mais antigas e familiares do Windows - ou Linux - para usuários que preferem esse estilo. O sistema operacional pode ser instalado rápida e facilmente a partir de um pen drive USB.
Para Windows 7 e 8/8.1
Etapa 1
Baixe e instale um programa de criação de USB ao vivo, como o Unetbootin ou o Universal USB Installer - ou UUI - do site do PendriveLinux. A interface varia um pouco entre esses dois programas, mas eles funcionam da mesma maneira.
Etapa 2
Navegue até a página de download do site do Linux Mint e selecione um download. A versão de 64 bits com a interface Cinnamon é a melhor escolha para a maioria dos usuários do Windows com computadores modernos. O link de download transferirá um arquivo para o seu computador, com um nome extenso que termina em ".iso".
Etapa 3
Insira uma unidade USB em uma porta USB livre. Deslize da direita e toque ou clique em "Pesquisar" em um computador Windows 8/8.1 ou clique em Iniciar e depois em "Pesquisar" em uma máquina Windows 7. Digite o nome do Unetbootin ou do Universal USB Installer, qualquer programa que você baixou e instalou.
Etapa 4
Clique para iniciar o programa instalador escolhido. Selecione Mint na lista de "distribuições" do Linux no menu suspenso na parte superior da caixa de diálogo. No UUI, você será solicitado a procurar o arquivo ISO. No Unetbootin, você precisará clicar na opção "Diskimage" antes de navegar para o arquivo ISO. Em ambos os casos, depois de clicar no botão Procurar, basta navegar até o arquivo Mint baixado e selecioná-lo. Clique em "OK" para continuar no Unetbootin ou "Criar" no UUI. Deve levar apenas um minuto ou dois para criar uma unidade USB inicializável.
Etapa 5
Reinicie o computador. Se ele não estiver configurado para inicializar a partir de uma unidade USB, observe atentamente enquanto ele é reiniciado e pressione a combinação de teclas necessária para entrar na configuração do seu computador. Altere as configurações de inicialização para permitir a inicialização a partir de uma unidade USB - elas serão diferentes entre os fabricantes - e reinicie mais uma vez. O computador inicializará na área de trabalho Cinnamon do Mint e solicitará que você tente ou instale o Mint. Clique na opção "Instalar Mint".
Etapa 6
Selecione um idioma de usuário quando solicitado e certifique-se de que seu computador esteja conectado à Internet. O Mint perguntará se você deseja instalá-lo junto com o sistema operacional existente ou limpar o disco rígido e ter o Mint como o único sistema operacional. Na maioria dos casos, você desejará adicionar o Mint ao lado do Windows. Clique nessa opção e - a menos que você seja um usuário experiente - aceite os tamanhos padrão do instalador para as partições Windows e Mint em seu disco rígido.
Etapa 7
Digite seu fuso horário, nome de usuário e outros detalhes, conforme solicitado, durante a instalação. Quando o instalador terminar seu trabalho, você verá uma mensagem Reiniciar agora. Clique nele e remova sua unidade USB quando solicitado. Quando a computação for reinicializada, você verá um novo menu, oferecendo a opção de inicializar no Windows ou no Mint. Experimente cada opção de cada vez, para ter certeza de que ambos os sistemas operacionais estão funcionando corretamente.
Para Ubuntu 14.04/14.10
Etapa 1
Clique no ícone do Ubuntu Software Center no seu Launcher e instale o Unetbootin no seu sistema. Se você já usou o Unetbootin para testar outras distribuições do Linux e já o instalou, pule esta etapa.
Etapa 2
Navegue até a página Download no site do projeto Mint e escolha um link de download. A interface Cinnamon é uma versão elegante e moderna da interface tradicional do Windows, enquanto o MATE é semelhante, mas baseado na interface Gnome 2 mais antiga, familiar aos usuários de Linux de longa data. Ambos estão disponíveis na mesma página de download. Escolha um e clique para baixar o arquivo ISO.
Etapa 3
Insira uma unidade USB em uma porta não utilizada. Toque na tecla Windows no teclado para abrir a caixa de pesquisa do Unity e comece a digitar "Unetbootin" sem as aspas. Quando o ícone do programa aparecer na caixa de pesquisa, clique nele para iniciá-lo.
Etapa 4
Escolha “Mint” na lista suspensa de distribuições e clique em “Diskimage”. Clique em "Procurar" e navegue até o diretório de download. Selecione o arquivo Mint ISO e depois "OK" para criar sua unidade USB inicializável.
Etapa 5
Reinicie seu sistema, alterando suas configurações e ordem de inicialização, se necessário, para que o sistema inicialize a partir da unidade USB. Se você já usou esse método para instalar sua versão do Ubuntu, não precisará fazer mais alterações. O sistema simplesmente ignorará o menu de inicialização usual do GRUB e inicializará no Mint.
Etapa 6
Escolha "Instalar Mint" na área de trabalho e siga as instruções na tela para selecionar uma partição de disco e inserir suas informações pessoais. O Mint usa o instalador do Ubuntu com algumas pequenas alterações cosméticas, então o processo será familiar para você ao instalar o Ubuntu.
Etapa 7
Reinicie o sistema quando a instalação for concluída, removendo a unidade USB quando solicitado. Seu menu de inicialização do GRUB agora deve mostrar o Mint e o Ubuntu, e você poderá escolher entre eles na inicialização.
Dica
Computadores mais antigos do Windows XP ou Vista vintage podem ter um desempenho melhor com a versão de 32 bits do sistema operacional instalado.
O Mint pode ser instalado na maioria das máquinas com o UEFI Secure Boot habilitado, mas os fabricantes de computadores diferem em suas implementações da especificação UEFI. No caso improvável de você ter dificuldade para instalar o Mint em um computador equipado com UEFI, você pode optar por desabilitar o Secure Boot.
Aviso
Se você tiver mais de uma unidade USB em uso no momento em que criar sua unidade inicializável, UUI ou Unetbootin podem selecionar a unidade errada. Verifique novamente qual unidade você selecionou antes de prosseguir, ou - melhor ainda - simplesmente ejete e remova a unidade adicional.