Apesar do nome, um laptop não fica totalmente em casa no colo. Seu laptop pode ficar quente o suficiente para ser desconfortável ou doloroso. O calor é menos perceptível quando a máquina não está pressionada contra sua perna, mas os laptops podem ficar assustadoramente quentes no uso comum, especialmente se você tiver uma máquina de alta potência ou usar programas que sejam intensivos em processadores ou gráficos. Métodos bem estabelecidos de lidar com laptops quentes minimizam o problema.
O desafio fundamental
Os laptops são inerentemente difíceis do ponto de vista da engenharia porque se espera que ofereçam desempenho que rivaliza com os computadores desktop, apesar de seu tamanho menor e baixo consumo de energia. Os fabricantes de chips reduziram drasticamente os requisitos de energia e as emissões de calor de seus processadores, mas ainda exigem um grau significativo de resfriamento. Isso é especialmente verdadeiro para processadores gráficos, que devem trabalhar cada vez mais à medida que as resoluções da tela melhoram. Com seus gabinetes pequenos e finos e fontes de alimentação limitadas, a necessidade de resfriamento é um grande desafio no design de laptops.
Restrições de espaço e energia
Os computadores em torre convencionais têm ventoinhas grandes e potentes para afastar o ar quente de seus componentes e muito espaço interno para ventoinhas secundárias, se necessário. Os laptops não têm esse luxo, então eles comprometem de várias maneiras. A maioria dos laptops tem utilitários de gerenciamento de energia que desligam os componentes para limitar a geração de calor e o consumo de energia quando não estão em uso. Máquinas de alto desempenho usam um chipset gráfico poderoso quando necessário, mas mudam para uma versão de baixo consumo de energia para uso comum. Os discos rígidos de estado sólido modernos usam o mínimo de energia e geram calor insignificante.
O que há de melhor na prevenção
Você pode ajudar sendo exigente quanto ao local de uso do seu laptop. Evite seu colo, sua cama ou qualquer outra superfície que seja macia e retenha o calor. Além de não dissipar o calor, essas superfícies macias podem bloquear o ventilador do seu laptop e criar temperaturas perigosamente altas. Evite também o chão e outras superfícies empoeiradas, pois a poeira pode obstruir o sistema de ventilação. Trabalhe perto de um ventilador ou ar condicionado, se puder, para manter o laptop frio. Instale um widget de software para exibir a temperatura do processador e observe quaisquer picos repentinos na temperatura operacional.
A libra da cura
Para resfriar seu laptop, comece fechando todos os programas desnecessários. Use um aspirador ou uma lata de ar comprimido para sugar ou soprar a poeira das aberturas do laptop, restaurando o fluxo de ar. Em casos extremos, abra a parte de trás do seu laptop - ou peça a um técnico para fazer isso - e aspire ou sopre poeira pesada e acúmulos de detritos. Se você executa rotineiramente jogos exigentes, software de animação ou outros programas com uso intenso de gráficos, considere comprar uma almofada de resfriamento para o seu laptop. Essas plataformas portáteis contêm um ou mais ventiladores e removem continuamente o excesso de calor do seu laptop.