Quando um computador funciona, a unidade central de processamento (CPU) gera calor; quanto mais o processador for forçado, mais calor ele produzirá. Se uma CPU esquentar o suficiente, isso pode fazer com que um computador trave ou desligue inesperadamente.
Segurança
As placas-mãe dos computadores são carregadas com um sistema operacional básico chamado BIOS que fará o computador desligar se a temperatura da CPU ultrapassar um determinado nível; a temperatura exata de desligamento varia de acordo com as configurações do BIOS, mas geralmente varia de 70 a 100 graus Celsius.
Objetivo
A finalidade de definir um ponto de desligamento para aquecimento da CPU é evitar danos à CPU.
Especificações
Cada CPU deve receber uma classificação de temperatura máxima pelo fabricante, e o BIOS deve ser configurado para desligar o computador se esse nível for excedido.
Configurações
As configurações do BIOS para sua CPU podem ser verificadas ou alteradas reiniciando o computador e pressionando a tecla apropriada para entrar na configuração do BIOS (um prompt deve aparecer na tela informando qual tecla pressionar para entrar na configuração).
Considerações
As falhas do computador causadas pelo superaquecimento da CPU geralmente podem ser evitadas certificando-se de que o dissipador de calor e a ventoinha da CPU estejam funcionando corretamente, o gabinete esteja livre de poeira e evitando a execução de muitos programas sobrecarregados ao mesmo tempo.