A parte interna do gabinete do computador contém componentes que desempenham funções específicas. A placa-mãe é uma peça grande e plana de silício, enquanto a CPU (Unidade Central de Processamento) é um chip instalado na placa-mãe.
Noções básicas da placa-mãe
Além do processador, a placa-mãe possui slots para RAM (Random Access Memory) instalados em “sticks”. A RAM é usada temporariamente para armazenamento rápido e recuperação de dados. Você também pode instalar monitor de vídeo, rede de computadores e dispositivos de áudio.
Fundamentos da CPU
A CPU é o "cérebro" do seu computador. Fabricantes populares são Intel e AMD (Advanced Micro Devices). A CPU normalmente possui um grande dissipador de calor e ventoinha, distinguindo-a de outros componentes do gabinete.
Dissipadores de calor e ventiladores
Os dissipadores de calor são blocos aletados de metal, geralmente alumínio ou cobre, usados para remover o calor da CPU mais rapidamente. Um ventilador conectado sopra esse calor para longe do dissipador de calor.
Arquitetura da placa-mãe
Uma placa-mãe contém "traços" de cobre, que são fios finos de metal que a placa usa para transmitir informações e eletricidade. Esses traços são impressos na placa e criam circuitos, daí a "placa de circuito impresso", ou PCB.
Arquitetura da CPU
Uma CPU, por sua vez, é criada em uma planta de fabricação (uma "fab") em wafers. Esses wafers são folhas de CPUs. Uma CPU também contém milhões, às vezes bilhões, de transistores que são usados para executar milhões de instruções por segundo que são enviadas através dos traços de cobre na placa-mãe.