Remover aplicativos de software de um computador Macintosh é muito mais simples do que removê-los de um PC com Windows. Quando o Windows instala um programa, ele coloca pedaços de código em todo o registro em um processo tão complicado que, para desfazê-lo, cada programa precisa de seu próprio desinstalador. Por outro lado, desinstalar software em um Mac é tão simples quanto encontrar um ícone e arrastá-lo para a lixeira. Isso eliminará o próprio programa. Para remover completamente todos os rastros, há algumas etapas extras que você pode seguir, embora não sejam absolutamente necessárias.
Desinstalando programas
Etapa 1
Abra seu disco rígido clicando duas vezes em seu ícone na área de trabalho. Ou, o Finder, segure "Command" e pressione "N" para abrir uma nova janela do Finder.
Etapa 2
Clique na guia "Aplicativos" no painel de navegação no lado esquerdo da janela.
Etapa 3
Selecione o ícone do aplicativo que você deseja desinstalar. Se o ícone do aplicativo estiver dentro de uma pasta, como o Microsoft Office, basta clicar na pasta. Se for um único ícone, como o Safari, clique nesse ícone. Os ícones de aplicativos no Mac OS são, na verdade, um tipo de pasta, chamada de "pacote de aplicativos", contendo os arquivos necessários para executar o programa. Assim, excluir o ícone é excluir o programa e seus arquivos relacionados.
Etapa 4
Arraste a pasta ou ícone para a Lixeira. Até esvaziar a Lixeira, você pode recuperar o programa simplesmente arrastando-o de volta para a pasta "Aplicativos" no disco rígido.
Removendo arquivos associados
Etapa 1
Na janela do Finder, clique em seu nome de usuário no painel de navegação à esquerda.
Etapa 2
Dê um duplo clique na pasta "Biblioteca" na janela do diretório.
Etapa 3
Dê um duplo clique na pasta "Application Support". Esta pasta contém plug-ins, scripts e outros arquivos usados por determinados programas. Os arquivos ocupam pouco espaço no disco rígido, e não há nenhum mal em deixá-los no lugar depois de excluir o aplicativo relacionado, mas se você quiser ser completo, também poderá se livrar dos arquivos de suporte do aplicativo.
Etapa 4
Procure uma pasta com o nome do aplicativo que você acabou de desinstalar. Nem todos os aplicativos armazenam arquivos na pasta de suporte, portanto, não se preocupe se você não vir um.
Etapa 5
Clique na pasta do seu aplicativo, se houver, e arraste-a para a lixeira.
Etapa 6
Clique no seu nome de usuário novamente no painel de navegação à esquerda.
Etapa 7
Dê um duplo clique na pasta "Biblioteca" novamente.
Etapa 8
Dê um duplo clique na pasta "Preferências". Esta pasta contém suas configurações personalizadas para cada aplicativo. Assim como na pasta "Application Support", os arquivos são pequenos e não causarão problemas se você deixar de excluí-los.
Etapa 9
Procure um arquivo ou pasta com o nome do aplicativo que você excluiu. O nome do aplicativo pode fazer parte de um nome de arquivo maior. O arquivo de preferências do Safari, por exemplo, é "com.apple.safari.plist".
Etapa 10
Clique no arquivo ou pasta de preferências e arraste-o para a Lixeira.
Dica
Se o aplicativo que você está desinstalando aparecer no Dock, basta arrastar o ícone dele do Dock para a área de trabalho. Desaparece em uma nuvem de fumaça.
Para visualizar o conteúdo de um pacote de aplicativos, mantenha pressionada a tecla "Control" e clique no ícone do aplicativo. Selecione "Mostrar conteúdo do pacote".
Se houver uma chance de você reinstalar o programa no futuro, considere deixar o arquivo de preferências em paz. Isso permitirá que o aplicativo reinstalado reflita suas configurações personalizadas antigas.