Você já se perguntou se e quando seu e-mail é lido? Talvez você tenha se candidatado a um emprego online e não tenha recebido nenhuma resposta. Eles pegaram seu currículo? Ou talvez você tenha tido uma briga de namorados e seu parceiro não responda suas cartas. Então, novamente, talvez você só queira ter certeza de que alguém está bem e eles simplesmente não têm tempo para responder a você ainda. Existem técnicas de rastreamento de e-mail que você pode usar que lhe dirão se seus e-mails são lidos ou pelo menos abertos) ou não. Veja isso.
Use o rastreamento de e-mail apenas para fins legais, pessoais e não comerciais. Não o use para e-mail marketing. Fazer isso só poderia marcar você como um spammer. Também pode prejudicar a reputação daqueles que fornecem serviços gratuitos de rastreamento de sites e e-mails.
Etapa 1
Solicite um "recibo de leitura" se você usa um programa cliente de e-mail.
No Outlook Express, vá para o menu Ferramentas e selecione “Opções”. Na caixa de diálogo exibida, clique na guia "Recibos". Marque a caixa ao lado de "Solicitar uma confirmação de leitura para todas as mensagens enviadas". Você também pode definir sua resposta para ler solicitações de pessoas que lhe enviam e-mails.
Etapa 2
Adicione um contador de visitas à sua mensagem de e-mail.
Muitas pessoas usam contadores de visitas na web como rastreadores de e-mail. Se o código do contador for compatível com seu servidor de correio ou programa, basta inseri-lo no final de sua mensagem. Isso geralmente significa que o contador de visitas deve ser somente HTML, sem Javascript. Você pode então verificar o log de acesso do seu contador.
Etapa 3
Use um rastreador de e-mail gratuito para rastrear e-mails enviados.
Um serviço de rastreamento de e-mail gratuito irá notificá-lo quando seus e-mails forem lidos. Um exemplo disso é o SpyPig. Forneça um endereço de e-mail para o qual deseja que os avisos sejam enviados. Siga as instruções. Prepare-se para enviar sua mensagem. Um cronômetro será iniciado assim que você concluir as instruções. Copie a imagem codificada para sua mensagem e envie o e-mail antes que o cronômetro chegue a zero. O procedimento pode ser diferente para outros rastreadores de e-mail.
Etapa 4
Use o Google Analytics para rastrear cliques de URL.
Use isso quando quiser rastrear um e-mail com um clique de URL, não uma imagem. O destinatário deve clicar no URL para que isso funcione. Obtenha uma conta do Google Analytics gratuitamente. Gere um URL rastreável (consulte "Recursos" abaixo) e verifique se há hits em sua conta.
Dica
Melhor maneira de ter certeza se seu e-mail foi lido? Perguntar. Se você usar um contador de visitas, certifique-se de que usá-lo como rastreador de e-mail não viola os termos de uso. Um serviço de contador, por exemplo, StatCounter, persegue e exclui ativamente contas que usam seu contador para rastreamento de e-mail. Os programadores podem criar seus próprios scripts de rastreamento de e-mail, mas é complicado aprender para novatos. Veja o link sobre codificação PHP.
Aviso
Por favor, não use o rastreamento de e-mail para spam ou propósitos ilegais. E por favor, não abuse e tente invadir a privacidade dos outros. Não é infalível de qualquer maneira. Por favor, não comece uma briga apenas pelo rastreamento de e-mail. Isso é apenas para entretenimento! Não há 100% de garantia de que você poderá rastrear seus e-mails com esses métodos. Um recibo de leitura não funcionará se o destinatário não o confirmar. (Funciona melhor se o programa de e-mail estiver configurado para confirmar recebimentos automaticamente.) Um arquivo de imagem incorporado funcionará apenas se as imagens forem exibidas. Se as imagens estiverem desativadas, nada será relatado ao servidor. O SpyPig requer que o remetente e o destinatário usem e-mail HTML, não Rich Text Format ou Plain Text. O Google Analytics e rastreadores de cliques de URL semelhantes são inúteis se o destinatário não clicar nos links.