WAV é o formato de arquivo entendido por computadores que contém som bruto. Esses arquivos, no entanto, podem ser incrivelmente grandes e não são viáveis para armazenamento em um disco rígido nesse formato. Embora o WAV possa ser um meio preferido para pessoas da indústria, como produtores ou engenheiros de som, os ouvintes comuns se beneficiam muito com a compactação desses arquivos em uma fração de seu tamanho. O formato MP3 resultante, originalmente destinado ao uso na compressão de filmes, eliminou dados de som humanamente indetectáveis da gravação original e era tipicamente 30 a 70% menor. Mas como?
Obtendo arquivos WAV
Hoje em dia, "ripar" CDs é tão comum quanto era uma vez dublar uma fita cassete. Uma infinidade de programas estão agora disponíveis que são totalmente capazes de copiar faixas de qualquer disco e convertê-las em arquivos WAV. A qualidade do WAV médio é equivalente à ouvida em um CD, garantindo que a cópia recém-criada seja tão fiel quanto a original. Maneiras de preservar a fidelidade na gravação incluem manter o disco de origem limpo e protegido adequadamente sem arranhões ou arranhões, dentro de uma caixa de joias ou capa não abrasiva. Ripar o disco a uma velocidade mais lenta permitirá que a lente interprete os dados de forma mais eficaz. Idealmente, a música deve ser copiada de um disco em 4x ou menos. Qualquer velocidade mais rápida é conhecida por revelar imperfeições audíveis quando a música é tocada. Se a falha não estiver no disco em si, pode ser útil re-ripar o CD se ocorrer um resultado indesejável.
Compactando WAVs
Existem vários programas freeware (software livre) para realizar a tarefa de compactar áudio, embora os usuários do Windows 7 e Vista ficarão encantados em saber que o próprio sistema operacional vem equipado com seu próprio utilitário de extração/compactação disponibilizado através do Windows Media Player.
Embora os métodos variem, assim como as opções de extração individuais, essencialmente todos esses programas são os mesmos. Tons ultra-altos e baixos que nossos ouvidos naturalmente ignoram são eliminados, reduzindo efetivamente o tamanho do arquivo para metade ou menos. Exatamente quanto depende da "taxa de bits". Isso pode ser comparado ao grau de zoom óptico oferecido por uma câmera, apenas em termos de som. 128 é a média, enquanto 320, o máximo, é apenas ligeiramente comprimido. Você terá que consultar as instruções do seu programa ou o arquivo de ajuda para aprender o método exato de compactar esses arquivos.
Fatores a serem considerados são quantas músicas você deseja compactar e por quê. Para ouvir no dia a dia, você não precisa ir muito alto, mas para replicar os tons mais limpos e nítidos, você pode não querer economizar.