A Microsoft oferece uma avaliação gratuita de seu pacote de produtividade, o Microsoft Office, para quem quiser experimentar o Word, Excel ou outros aplicativos do Office. Você não terá que pagar um centavo pela avaliação, mas se continuar usando o software após um mês, a Microsoft cobra uma taxa de assinatura. Como alternativa à assinatura, você pode comprar uma cópia de varejo do Office ou mudar para uma alternativa totalmente gratuita, como OpenOffice ou LibreOffice.
Opções do plano de avaliação
A Microsoft oferece dois planos de avaliação gratuita para o Office 365. Ambos incluem toda a gama de softwares incluídos com uma assinatura paga:Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook, no Windows 7 e superior ou Mac OS X 10.6 e superior. A versão do Windows também inclui o Publisher e o Access. A principal diferença entre os dois planos é o número de computadores que podem executar o software. Com o Office 365 Home, cinco usuários podem usar o Office em cinco computadores e cinco dispositivos móveis, enquanto o Office 365 Personal funciona para apenas uma pessoa em um computador e um dispositivo. Ambos os planos oferecem um mês grátis, mas depois disso o plano Home custa US$ 9,99 por mês, enquanto o plano Pessoal custa apenas US$ 6,99 mensais.
Inicie uma avaliação gratuita
Para iniciar sua avaliação, visite a página da Web de avaliação (link em Referências) e escolha um plano. Você precisará fazer login com uma conta da Microsoft - a mesma conta que você usa para Windows 8, Outlook.com, Xbox Live ou Skype - ou criar uma gratuitamente. Você também precisa inserir as informações do seu cartão de crédito para cobrança, caso mantenha sua assinatura após o primeiro mês. Após o registro, o site baixa um instalador do Office. Execute este programa da sua pasta de downloads para configurar o Office. Você não precisa escolher programas do Office; As instalações do Office 365 incluem automaticamente todos os programas disponíveis.
Após a avaliação
Se você deseja manter sua assinatura do Office 365, não precisa fazer nenhuma alteração - basta continuar usando o Office e a Microsoft cobrará seu cartão de crédito. Se você não quiser pagar, cancele sua assinatura no site "Minha conta" antes que o mês gratuito acabe (link em Recursos). Como alternativa ao Office 365, compre uma cópia de varejo do Office. As cópias de varejo não exigem uma taxa de assinatura, mas, ao contrário do 365, você não receberá atualizações importantes, o que significa que, se comprar o Office 2013, ficará preso à edição de 2013 até comprar uma nova cópia. Se você quiser mudar, cancele sua assinatura e desinstale o Office 365 antes de instalar o software de varejo para evitar duas cópias conflitantes em seu computador.
Testes de negócios
Por meio do TechNet Evaluation Center, sua empresa pode experimentar o Office antes de se comprometer com uma compra. A Microsoft oferece avaliações de diferentes períodos de tempo, dependendo do produto. Por exemplo, o pacote Office Professional Plus 2013 tem uma avaliação de 60 dias, enquanto o Office 365 ProPlus tem apenas uma avaliação de 30 dias. A Microsoft também oferece avaliações do Project e do Visio, que não estão incluídas nas licenças padrão do Office. Para começar, visite o site do Centro de Avaliação do TechNet (link em Referências), escolha um produto e registre-se para uma avaliação.