Uma curva de possibilidades de produção (também chamada de fronteira de possibilidades de produção) ilustra a combinação possível de bens que uma economia pode produzir, sujeita a restrições de recursos. O gráfico também pode mostrar se uma sociedade está usando toda a sua capacidade produtiva. A curva de possibilidades de produção ilustra os princípios econômicos de trade-offs (direcionar recursos produtivos para produzir mais de um bem significa necessariamente produzir menos de um segundo bem) e escassez (os fatores de produção não são infinitos). Este diagrama econômico pode ser produzido usando o popular programa de planilhas Microsoft Office Excel.
Etapa 1
Abra o Excel em uma planilha em branco, que você usará para inserir seus dados de produção. Sua curva de possibilidades de produção ilustrará as combinações de quaisquer dois bens que uma economia hipotética pode produzir. As economias da vida real, é claro, produzem um grande número de bens, mas a curva de possibilidades de produção simplifica as questões econômicas ao retratar questões de escassez e trade-offs na produção entre dois bens.
Etapa 2
Insira os valores de seus dados de produção, usando a coluna A em sua planilha para representar um bem e a coluna B para representar o outro. Para este exemplo, vamos supor que sua economia hipotética produza pizza e vinho. Qualquer economia – real ou hipotética – pode produzir um número limitado de bens porque os fatores de produção – terra, trabalho e capital – são finitos. Suponha que sua economia hipotética, usando toda a sua capacidade produtiva, possa produzir no máximo 50 garrafas de vinho, 100 pizzas ou alguma combinação dos dois.
Etapa 3
Selecione todos os valores em sua planilha clicando e arrastando o mouse pelas colunas A e B, que contêm as quantidades de pizza (coluna A) e vinho (coluna B) que sua economia hipotética pode produzir.
Etapa 4
Abra o assistente de gráfico do Excel clicando no ícone que se assemelha a um pequeno gráfico de barras. Ele está localizado na barra de ferramentas na parte superior da planilha do Excel. Depois de abrir o assistente de gráfico, selecione a dispersão XY no menu "Tipo de gráfico". Em seguida, clique em "Avançar", que mostrará o intervalo de dados que você selecionou para o gráfico. Clique em "Avançar" novamente.
Etapa 5
Insira um título de gráfico e rotule os eixos X e Y do gráfico. Os valores da coluna A corresponderão ao eixo X (horizontal), enquanto os valores da coluna B corresponderão ao eixo vertical Y. Então rotule seu eixo X como "Pizza" e seu eixo Y como "Vinho". Em seguida, clique em "Avançar". Você precisará então decidir se deseja que seu gráfico completo seja exibido em uma nova planilha em seu arquivo Excel ou na mesma página com os dados inseridos nas colunas A e B. Após clicar em sua seleção, clique em "Concluir". Sua curva de possibilidades de produção concluída aparecerá na planilha selecionada.