O monitor de vídeo é o ponto focal de todo sistema de computador. Quase todas as informações que você usa são passadas pelo monitor. Por mais de uma década, o monitor VGA foi padrão com computadores na maior parte do mundo. Monitores de tela plana de alta definição substituíram os monitores VGA como padrão, mas você ainda pode fazer bom uso dos monitores VGA excedentes com um sistema de computador moderno usando-os como um segundo monitor ou monitor duplo.
Etapa 1
Desligue o computador. Certifique-se de sair do sistema operacional corretamente para evitar danos à instalação. No Windows, clique em “Iniciar” e selecione “Desligar o computador”. Isso abre uma segunda janela onde você escolhe "Desligar o computador" novamente. Outros sistemas operacionais podem ter instruções de desligamento diferentes. Siga as instruções do fabricante.
Etapa 2
Localize a porta VGA conectada à sua placa-mãe na parte de trás do seu computador. Esta porta tem aproximadamente 1 polegada por 5/8 polegada e tem formato trapezoidal. Ele é elevado e contém 25 pinholes. Se sua placa-mãe não tiver uma porta VGA, use a porta VGA da placa de vídeo ou use o adaptador incluído para a porta DVI da placa de vídeo.
Etapa 3
Conecte o cabo VGA do monitor na porta VGA da placa-mãe. Pressione o plugue do cabo VGA na porta para que ele se encaixe perfeitamente e aperte os parafusos de aperto manual em ambos os lados. Se você usar o adaptador DVI, conecte-o à porta DVI da placa de vídeo e aperte os parafusos de aperto manual em ambos os lados. Em seguida, conecte o cabo VGA no adaptador e aperte os parafusos.
Etapa 4
Ligue o computador novamente, entre no BIOS e certifique-se de que a porta VGA esteja habilitada na placa-mãe. Se você usar o adaptador na placa de vídeo, não é necessário entrar no BIOS. Depois que o sistema operacional for inicializado, ajuste as configurações de vídeo para a nova configuração.
Aviso
Não aperte os parafusos de dedo além do que suas mãos podem fazer sem ferramentas, ou você corre o risco de danificar o hardware.