A maioria dos alto-falantes de alta qualidade tem 3 maneiras de contabilizar sons de baixo, médio e alto alcance. No entanto, também existem alto-falantes de 2 ou 4 vias. Quantas "maneiras" um alto-falante tem pode fazer a diferença para o desempenho e aparência de um alto-falante.
Conjuntos de alto-falantes e alto-falantes axiais
Um alto-falante co, tri ou quad-axial é um alto-falante único com dois, três ou quatro componentes integrados. Um conjunto de alto-falantes componente contém unidades individuais, cada uma fornecendo uma direção ou frequência de som específica. Por exemplo, um tweeter, alto-falante de médio alcance e subwoofer seriam todos separados em um conjunto de componentes e na mesma caixa em um conjunto triaxial ou de 3 vias.
Alto-falantes de 2 vias
Um alto-falante de 2 vias ou coaxial contém um cone de médio alcance além de um cone de tweeter para som de alta frequência.
Alto-falantes de 3 vias
Um alto-falante de 3 vias ou triaxial contém um cone de graves e médios, além de um cone de tweeter. Esses alto-falantes geralmente são unidades de alta qualidade que fornecem um som extremamente claro em todas as faixas.
Colunas de 4 vias
Um alto-falante de 4 vias ou quad-axial contém um cone de graves e médios, bem como dois tweeters. O tweeter extra dá a esses alto-falantes um som de alto alcance melhor, mas geralmente adiciona pouco à qualidade geral.
Conjuntos de alto-falantes
Os conjuntos de componentes de alto-falante começam em 2.1 (representando dois alto-falantes direcionais e um subwoofer) e aumentam a partir daí. Esses conjuntos geralmente produzem som da mais alta qualidade, permitindo que o usuário adicione unidades individuais e garanta a precisão acústica.