Um amplificador em ponte usa a saída dos dois canais estéreo para conduzir uma única carga de alto-falante mono. Muitas vezes, é feito para obter uma saída mais alta do amplificador combinando a potência disponível de ambos os canais. Embora não seja necessário quando o amplificador estiver conectado corretamente a gabinetes de alto-falante estéreo, um amplificador em ponte pode ser desejável se o sistema for executado em mono. Isso permitirá que você use a potência total do amplificador quando, de outra forma, seria reduzida pela metade. Fazer a ponte de um amplificador estéreo é um procedimento fácil, mas só deve ser feito em um amplificador projetado para ser ponte.
Etapa 1
Desligue o amplificador antes de conectar a um gabinete de alto-falante e certifique-se de que o gabinete de alto-falante a ser usado seja capaz de lidar com a carga de saída. A impedância de saída dobrará quando o amplificador estiver em ponte (por exemplo, se o amplificador funcionar com saída estéreo de 2 ohms, a saída em ponte mono será de 4 ohms).
Etapa 2
Conecte um fio ou cabo de alto-falante à saída "+" do primeiro canal estéreo. Conecte a outra extremidade do cabo ou fio do alto-falante ao terminal "+" do gabinete do alto-falante.
Etapa 3
Conecte um fio ou cabo de alto-falante à saída "-" do segundo canal estéreo. Conecte a outra extremidade do cabo ao terminal "-" do gabinete do alto-falante. O amplificador é conectado com sucesso ao mono.
Etapa 4
Ligue o amplificador e reproduza um sinal no alto-falante para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. Se não houver sinal, desligue o amplificador imediatamente e verifique novamente se toda a fiação está correta.
Dica
A ponte de um amplificador não cria necessariamente uma saída mais alta do que um amplificador estéreo. Quando conectado a alto-falantes estéreo adequados, a saída será igual a quando está em ponte em mono. A ponte é mais útil quando a saída estéreo não está disponível, mas se deseja aumentar a potência.
O manual do proprietário conterá mais informações sobre como fazer a ponte do seu amplificador específico. Certifique-se sempre de que o amplificador foi projetado para ser conectado em ponte. Isso normalmente será indicado por um diagrama próximo às saídas com uma linha traçada entre as saídas a serem usadas para ponte.
Aviso
Não tente conectar um amplificador que não foi projetado para tal uso. Isso causará danos ao seu amplificador e poderá destruir seus alto-falantes.