Os endereços IP (Internet Protocol) são como os computadores se identificam na Internet, e cada computador conectado à Internet tem um único. Se você quiser saber quem possui um endereço IP específico, essa pergunta é fácil e difícil de responder.
Etapa 1
Os endereços IP são uma sequência de quatro números, variando em comprimento de um a três numerais e separados por pontos. Na maioria dos casos, os endereços IP são de propriedade de provedores de serviços de Internet (ISPs) com os quais as pessoas contratam o acesso à Internet. Os ISPs compram blocos de endereços IP e, quando você se conecta à Internet por meio de um ISP, ele atribui a você um de seus endereços IP. É fácil descobrir qual ISP possui um determinado endereço IP.
Etapa 2
Se você tiver o endereço IP para o qual está tentando encontrar o proprietário, acesse um site de banco de dados como http://ws.arin.net/whois/ para encontrar o proprietário. Basta digitar o endereço IP (certificando-se de que todos os números e pontos estão corretos) no campo fornecido e você obterá o proprietário do endereço. Isso quase certamente será um ISP e não um indivíduo em particular.
Etapa 3
Também é possível restringir a localização de um determinado endereço IP usando um serviço de localização IP. Como os ISPs compram blocos de endereços IP de cada vez – para áreas específicas – é possível ter uma ideia geral de onde o usuário por trás de um endereço IP está operando. Um site como ipaddresslocation.org pode lhe dar uma ideia geral de qual cidade o endereço IP é.
Etapa 4
Encontrar o ISP e a localização geral de um endereço IP é até onde você pode ir legalmente. Os ISPs não fornecem as informações pessoais conectadas a um endereço IP (como nome, endereço físico) porque isso é ilegal. Se você tiver uma reclamação legal legítima com a pessoa que usa um endereço IP específico, entre em contato com as agências policiais locais ou nacionais, pois elas são as únicas que têm autoridade legal para solicitar esse tipo de informação de um ISP.
Aviso
Invadir os computadores de um ISP para encontrar a pessoa usando um endereço IP é ilegal e pode resultar em processo e prisão.