Um desligamento térmico ocorre quando a temperatura do gabinete do computador ou da unidade de processamento central atinge um nível crítico, ponto em que o computador será desligado automaticamente para evitar danos permanentes. Há uma variedade de fatores que podem fazer com que seu computador superaqueça e uma variedade de origens de problemas externos e internos; em algumas situações, você pode não conseguir resolver o problema e precisará simplesmente ajustar seus padrões de uso. A correção de um desligamento térmico pode levar horas e pode exigir a substituição de componentes de computador potencialmente caros.
Etapa 1
Deixe o computador desligado por alguns minutos após um desligamento térmico. Você pode ficar tentado a ligá-lo novamente e ver qual é o problema, mas isso é perigoso para seus componentes internos. Eles precisam de 10 a 15 minutos para esfriar, dependendo da temperatura ambiente. Se a sala estiver quente (80 graus Fahrenheit ou mais), você deve esperar até que a sala esfrie ou mova o computador para um local mais frio. Não coloque o computador em um local refrigerado; a queda repentina de temperatura pode deformar e rachar suas partes internas.
Etapa 2
Desconecte o cabo de alimentação do computador e abra a porta lateral do gabinete. Isso pode exigir uma chave de fenda Phillips nº 2. Com sua pequena lanterna, inspecione visualmente o interior da caixa quanto a danos físicos - coisas que parecem queimadas. Cheire o interior da caixa para o odor de plástico derretido. Se você detectar isso, algo provavelmente foi danificado além do reparo e o computador precisa ser enviado a um técnico. Se este odor estiver presente, feche a caixa; vapores de plástico são tóxicos.
Se houver muita poeira no gabinete ou ao redor das aberturas, limpe-o. A poeira atua como um isolante e pode contribuir para o superaquecimento. Remova a poeira usando rajadas curtas de uma lata de ar comprimido. Segure a lata na vertical, perpendicular ao chão, ao pulverizar. Se a lata estiver inclinada, pode borrifar gás congelado.
Se o interior do gabinete parecer intacto e limpo, reconecte o cabo de alimentação, mas não feche a porta do gabinete.
Etapa 3
Faça uma verificação rápida quanto a falhas mecânicas. Ligue o computador por cerca de 10 segundos e observe as ventoinhas do sistema, ventoinha da CPU e ventoinha da placa de vídeo (se houver). Todos esses ventiladores devem estar girando. Coloque sua mão fora do gabinete e atrás da fonte de alimentação. Você deve sentir o ar quente saindo da grade atrás da PSU. Se o ventilador da PSU não estiver funcionando, a PSU precisa ser substituída ou seu ventilador precisa ser substituído por um técnico treinado. Se os outros ventiladores não estiverem girando, verifique seus conectores quanto a danos ou frouxidão.
Em casos raros, a pasta térmica ou graxa entre sua CPU e seu dissipador de calor pode ter se degradado, fazendo com que a CPU superaqueça e, nesse caso, o dissipador de calor precisa ser reinstalado. Geralmente é mais barato substituir um ventilador do sistema inoperante do que consertá-lo. Um sistema de resfriamento de placa de vídeo inoperante precisa ser atendido por um técnico treinado. Se estiver na garantia, entre em contato com o fabricante.