Há uma linha tênue entre a preocupação dos pais ou do cônjuge e a invasão de privacidade, mas o fato é que existem perigos por aí e, às vezes, um olhar atento é justificado. Existem muitas maneiras manuais e de baixa tecnologia de examinar o histórico de um usuário de computador. Você pode encontrar faixas que lhe dirão quais sites foram visitados, quais programas ou arquivos foram abertos e quais downloads foram executados. Uma vez que o alvo da espionagem fique ciente de seu comportamento, porém, ele pode cobrir seus rastros e você precisará recorrer a uma vigilância mais sofisticada.
Etapa 1
Verifique os navegadores primeiro. No Internet Explorer, pressione "Cntrl, Shift, H" simultaneamente e o painel de histórico será aberto à esquerda. No Firefox, o comando é apenas "Cntrl, H." Isso mostrará os sites visitados agrupados por dia. Se não houver histórico exibido, ajuste as configurações. No Internet Explorer, vá para "Ferramentas", "Opções da Internet" e na guia geral no histórico de navegação, clique no botão "Configurações". Você pode definir por quanto tempo o navegador salva as informações históricas e em qual pasta ele salva os arquivos temporários da Internet. Para ajustar as configurações no Firefox, clique em "Ferramentas", "Opções" e escolha a guia "Privacidade".
Etapa 2
Procure na pasta Arquivos de Internet Temporários. Primeiro, clique em "Iniciar" e abra o Painel de Controle. No Vista ou Windows 7, escolha “Aparência e Personalização” e, em opções de pasta, escolha “Mostrar pastas ocultas”. No XP, basta abrir o Windows Explorer e no menu "Ferramentas", escolha "Opções de pasta". Na guia Exibir, marque "Mostrar arquivos e pastas ocultos". Isso permite que você veja a pasta Temporary Internet Files. No Vista, o caminho é C:\users
\App data\Local\Microsoft\Windows\Temporary Internet Files. No XP, o caminho é C:\Documents and Settings\Local Settings\Temporary Internet Files.
Etapa 3
Procure o diretório de nome de usuário no Windows Explorer. O caminho é simplesmente C:. Você encontrará Documentos Recentes, Pesquisas e Programas Recentes. No Vista, você pode escolher a pasta "Everywhere" em Searches e obter mais informações do que você sabe o que fazer.
Etapa 4
Procure na lixeira. Itens recentemente descartados geralmente ficam esperando que alguém escolha a opção "Esvaziar Lixeira".
Etapa 5
Escolha um sistema de monitoramento de terceiros quando o usuário em questão modificar seu comportamento ou começar a excluir suas trilhas. Uma opção gratuita para os pais é o programa e serviço Windows Life Family Safety. Faça logon no Windows Live ou crie uma ID se você não tiver uma e escolha "Segurança Familiar". É um utilitário que exige que cada usuário faça logon antes de navegar e mantém registros detalhados dos sites visitados, downloads, tempo em um determinado site e muito mais.
Etapa 6
Obtenha um keylogger ou programa de vigilância para uma supervisão mais clandestina. A Vigilância do Sistema recebe uma classificação de cinco estrelas dos editores e usuários do CNET.com. Mesmo o usuário de computador mais experiente terá dificuldade em detectar que está sendo observado, e o programa não pode ser desativado a menos que você o desative.