Os monitores de computador emitem luz em torno de 350 a 450 candelas (cd) por metro quadrado (m). Medir o brilho de uma tela, ou luminância, ajuda a determinar quais monitores precisam de substituição ou reparo. Também pode ajudar a distinguir a luminância de diferentes modelos de um ângulo. Por US$ 500 a US$ 800 para uma nova unidade, um usuário individual pode não achar prático comprar o medidor de luz necessário para tal medição; no entanto, o departamento de TI de uma empresa, uma pequena loja de informática e um revisor ou comprador de produtos podem achar que vale a pena.
Etapa 1
Compre um fotômetro que registre a luminância em candelas por metro quadrado (cd/m^2). Consulte a seção Recurso abaixo para obter as fontes.
Etapa 2
Desligue as luzes da sala, deixando o monitor ligado.
Etapa 3
Aumente o brilho do monitor para o máximo.
Etapa 4
Vire a tela branca de alguma forma, para obter uma leitura padronizada. Uma maneira é abrir o software de processamento de texto e ampliar um documento em branco para preencher a maior parte da tela.
Etapa 5
Coloque a parte plana do sensor do fotômetro contra a tela; em seguida, faça uma leitura de acordo com as instruções fornecidas com o fotômetro. Colocá-lo contra a tela garante que você obtenha a intensidade máxima e padronize o procedimento de medição entre as telas. Medir de onde o usuário do computador estaria sentado introduz muitas variáveis. Certifique-se de que o sensor esteja posicionado na área branca da tela, novamente para fins de padronização.
Etapa 6
Faça algumas leituras em ângulos diferentes, se estiver interessado em quão estreito é o alcance visível. Novamente, certifique-se de padronizar a medição. Por exemplo, faça todas as leituras fora do centro em um ângulo de 30 graus da tela. Um transferidor pode ser necessário para garantir a precisão.