Os laptops da Lenovo e os laptops em geral são propensos a superaquecimento devido à sua construção apertada. Ao executar muitos programas no laptop, a CPU fica muito quente, o que pode fazer com que o laptop desligue. Alguns laptops Lenovo mais recentes têm controle de ventoinhas ajustável, o que significa que as velocidades das ventoinhas da CPU variam diretamente com as temperaturas da CPU. No entanto, se você quiser manter a velocidade do ventilador em 100% o tempo todo, poderá fazê-lo alterando as configurações no BIOS.
Etapa 1
Baixe a atualização mais recente do BIOS para o seu laptop e instale-a (consulte o link em Referências abaixo). Desligue o computador.
Etapa 2
Ligue o seu laptop Lenovo. Logo quando a tela de inicialização aparece (a tela que lista as peças do seu laptop e está em letras em preto e branco), segure a tecla "Delete" para ser levado às configurações do BIOS.
Etapa 3
Selecione “System Monitor” no menu principal do BIOS. Agora acesse "Fan Control" e escolha "CPU Fan Speed Control".
Etapa 4
Se o controle estiver em "automático", altere-o para "manual". Digite a porcentagem na qual você gostaria que a ventoinha da CPU operasse (100 seria 100%).
Etapa 5
Clique em “F10″ no canto superior direito do teclado e reinicie o seu laptop. Depois que o laptop for reiniciado, a ventoinha da CPU ficará visivelmente mais alta.
Dica
Compre uma almofada de resfriamento para reduzir ainda mais as temperaturas em seu laptop.
Alguns laptops Lenovo, como os netbooks (telas de 10 polegadas), possuem placas-mãe bloqueadas e, portanto, não permitem alterar a velocidade da ventoinha da CPU.