Quando você compartilha seu computador com várias pessoas, há várias coisas que podem dar errado. Os usuários podem estar baixando conteúdo prejudicial para o seu PC ou usando-o para fins não autorizados. Seu filho pode estar usando a Internet de forma insegura. Se você estiver lidando com atividades nocivas ou suspeitas do computador, poderá monitorar como o computador está sendo usado.
Etapa 1
Visualize o histórico do navegador da Web e do media player. No Internet Explorer, clique em "Favoritos". Em seguida, clique na guia Histórico. Isso exibirá todos os sites recentes que foram visualizados em seu computador. As etapas são semelhantes no Firefox e em outros navegadores. Se você suspeitar que uma mídia imprópria foi visualizada em seu PC através do Windows Media Player, você pode encontrar arquivos acessados recentemente clicando na pequena seta apontando para baixo no canto superior direito do programa. Isso exibirá os menus de aplicativos. Aponte o mouse sobre "Arquivos". Uma lista de mídia visualizada recentemente é exibida. Se você não vir nada, o histórico pode estar desabilitado. Nos menus de aplicativos, clique em "Ferramentas" e depois em "Opções". Em seguida, clique na guia Privacidade e marque "Salvar arquivo e histórico de URL no player". Todas as mídias abertas pelo Media Player em seu computador serão gravadas.
Etapa 2
Encontre arquivos que as pessoas excluíram do seu computador. Você pode recuperar arquivos excluídos se o computador ainda não os tiver escrito. Existem muitos programas que você pode usar para visualizar arquivos excluídos. Os programas gratuitos de recuperação de dados incluem o Recuva. Os programas de recuperação mostram todos os arquivos excluídos, incluindo fotos, vídeos, e-mails e histórico da Internet, desde que ainda não tenham sido substituídos.
Etapa 3
Saiba o que as pessoas têm digitado no seu computador. Se você precisar saber o que alguém está digitando em um programa de mensagens instantâneas, existem maneiras de gravar pressionamentos de tecla e visualizar logs de bate-papo. Isso é extremamente importante quando você suspeita que seu filho está usando o bate-papo na Internet de forma perigosa. Baixe e instale um keylogger oculto no seu PC. Você pode até usar o software de keylogging para visualizar nomes de usuário, senhas e pesquisas na Internet. Vários programas de software pagos de alta qualidade não apenas gravam pressionamentos de tecla e logs de bate-papo, mas também salvam capturas de tela, histórico de navegação na Internet e muito mais. Os keyloggers gratuitos incluem o Revealer Keylogger Free Edition. Observe que muitos programas antivírus classificam automaticamente um keylogger como software malicioso. Crie uma exceção para o programa keylogger nas configurações do seu programa antivírus.
Aviso
Tenha cuidado para não violar os direitos de ninguém ou infringir a lei. Esses métodos de monitoramento de computador são éticos apenas em seu próprio computador. Não instale software de monitoramento não autorizado ou espie o computador de outra pessoa, exceto o seu. Se você não tiver certeza sobre as leis relativas ao monitoramento de computadores em seu estado, consulte um advogado antes de usar qualquer uma das técnicas mencionadas acima para visualizar a atividade do computador.