Os fusíveis de uma placa-mãe são dispositivos que a protegem de correntes elétricas muito poderosas. Cada fusível contém um pedaço de metal dentro de si que derrete quando a corrente elétrica se torna muito forte, o que impede que a eletricidade flua. As placas-mãe usam fusíveis especiais chamados termistores poliméricos de coeficiente de temperatura positivo; em inglês, isso se traduz em "um fusível que se reinicializará". Esses fusíveis protegem a placa-mãe de fritar toda vez que uma quantidade maior de eletricidade passa pela fonte de alimentação do computador.
Etapa 1
Coloque sua pulseira antiestática e aterre-a conforme indicado pelo fabricante. Se você deseja verificar os fusíveis da placa-mãe sem uma pulseira antiestática, mova o computador para um local sem carpete e toque em um objeto de metal aterrado antes de tocar na placa-mãe.
Etapa 2
Desligue o computador e desconecte o cabo de alimentação da parte traseira.
Etapa 3
Abra o gabinete conforme instruído pelo fabricante do computador. Os designs dos casos variam muito. Você pode precisar de uma chave de fenda Phillips para abrir o gabinete.
Etapa 4
Deite o computador de lado para que a placa-mãe fique voltada para cima.
Etapa 5
Procure por dois conectores de metal, que são soldados na placa-mãe, conectados por uma pequena ponte. Esta ponte é o fusível. Os conectores de metal provavelmente serão de cor prata e o conector será branco. Os fusíveis em uma placa-mãe nunca são maiores do que alguns milímetros.
Dica
Para obter ajuda na identificação dos fusíveis da placa-mãe, use uma lupa.
Existem muitos fusíveis espalhados por toda a placa-mãe.
Aviso
A eletricidade estática pode destruir sua placa-mãe.