As unidades flash USB são uma maneira extremamente conveniente de armazenar suas informações. Com a invenção dessas unidades pequenas e acessíveis, os usuários podem facilmente transportar informações essenciais de um computador para outro. Seu tamanho permite que os usuários carreguem essas unidades em chaveiros ou em bolsas, e a cada ano sua capacidade de armazenamento parece crescer. Esses dispositivos populares têm suas desvantagens, no entanto, e é importante pesar os ganhos e perdas potenciais ao considerar se eles atenderão às suas necessidades.
Segurança
Adrian Kingsley-Hughes relata que a empresa de segurança Syss encontrou uma falha de criptografia na maioria das unidades flash USB. Essa fraqueza expõe todos os seus dados, independentemente dos programas de autenticação estabelecidos anteriormente. De acordo com Kingsley-Hughes, os principais produtores dos flash drives emitiram um recall ou software atualizado, mas os usuários devem verificar seus drives e proceder com cautela com dados confidenciais.
Tamanho físico
A força das unidades flash USB também pode ser sua fraqueza. Como as unidades são projetadas para serem tão pequenas quanto possível para facilitar a portabilidade, também significa que são muito mais fáceis de perder. Se eles estão perdidos entre o conteúdo de uma bolsa, gaveta ou escritório movimentado, encontrar esses dispositivos de aparência simples pode ser difícil. O potencial de deslizar entre as almofadas do sofá ou cair do bolso é muito maior do que com dispositivos tecnológicos maiores.
Conexão
O design da unidade flash geralmente envolve um plugue USB retrátil. Como acontece com qualquer peça móvel, o desgaste pode danificar ou quebrar o plugue USB. E como pouco protege o pendrive, há também a possibilidade de dobrar o metal relativamente macio do plugue USB, o que inutiliza o dispositivo.
Corrupção
Com o tempo, os arquivos da unidade flash podem ficar corrompidos e ilegíveis. Isso pode ser resultado do compartilhamento da unidade com muitos computadores e sistemas de computador diferentes. Algumas empresas, como USB Drive Recovery.com, oferecem software de recuperação de unidade que pode corrigir a corrupção e resgatar arquivos perdidos, mas não há garantias. Por outro lado, as unidades flash podem infectar computadores. Michael Horowitz, em seu artigo CNET "USB Flash Drives Need a Condom", lembra aos usuários que os flash drives são uma maneira fácil de espalhar vírus e sistemas de computador corrompidos; ele recomenda programas de varredura para investigar unidades e proteger seu computador.