Aumentar a velocidade do clock da CPU (Unidade Central de Processamento) para um valor mais alto é uma ótima maneira de melhorar o poder de processamento do processador. No entanto, executar o processador em velocidades mais altas desgasta o processador mais rapidamente. Além disso, se a velocidade da sua CPU estiver abaixo da velocidade recomendada, convém aumentá-la para a velocidade padrão para obter um ganho no desempenho de processamento. Não importa o caso, redefinir os valores da CPU é uma tarefa que qualquer um pode realizar.
Etapa 1
Ligue o computador e aguarde a tela de inicialização aparecer; a tela de boot exibe todas as partes que estão conectadas à placa-mãe, como disco rígido, CPU e até mesmo eletrônicos conectados às portas USB. A tela de inicialização está sempre em duas cores que provavelmente serão preto e branco.
Etapa 2
Pressione a tecla “Delete” ou a tecla “F1″ para acessar o BIOS da sua placa-mãe durante a tela de inicialização. O BIOS pode ser chamado de "painel de controle". Às vezes, a tela de inicialização fica oculta e não aparece quando você liga o computador. Nesse caso, continue pressionando as teclas “Delete” ou “F1″ até obter acesso ao BIOS logo após ligar o computador.
Etapa 3
Vá para os "Recursos avançados do chipset" no BIOS e clique no recurso "CPU Multiplier". A última opção no multiplicador da CPU é "Restaurar configurações padrão". Pressione "Enter" nele.
Etapa 4
Clique em “F10″ para salvar as configurações e reinicie o computador. A CPU deve estar funcionando nas velocidades padrão agora. Acesse o "System Monitor" do BIOS, que está à esquerda de "Advanced Chipset Features", para ver as velocidades atuais da CPU.
Dica
A maioria das placas-mãe irá restaurar as configurações padrão simplesmente pressionando “F6″ no menu principal do BIOS. Se sua placa-mãe tiver esse recurso, faça isso, a menos que você tenha outras configurações que não deseja alterar, como velocidade do ventilador, etc.