Às vezes, as teclas do laptop ficam ruins. Não pode haver nada mais frustrante do que ter uma tecla danificada que se repete, ou um derramamento de líquido que inutiliza uma parte do teclado. Tarefas de escrita simples tornam-se quase impossíveis. Ainda querendo usar o laptop, você conectou um teclado externo, mas o problema não desapareceu porque o teclado do laptop ainda está com defeito. Infelizmente, a maioria dos teclados de laptop não pode ser desabilitada diretamente pelo Gerenciador de Dispositivos do Windows. Às vezes parece que a única alternativa é remover fisicamente o teclado - uma tarefa para a qual a maioria das pessoas não está preparada. Outra alternativa está disponível:um programa simples que altera o registro do seu laptop para remapear ou desabilitar o teclado inteiro.
Etapa 1
Conecte um teclado externo USB ou PS/2 ao seu laptop. Laptops mais novos provavelmente não terão portas PS/2, mas a maioria deve ter USB. O Windows deve reconhecer automaticamente o novo teclado.
Etapa 2
Baixe um programa de remapeamento de teclado, como o MapKeyboard da InchWest, e descompacte-o.
Etapa 3
Execute o arquivo executável chamado MapKeyboard (não é necessária instalação) para iniciar um programa muito pequeno que fornece um layout de teclado na tela.
Etapa 4
Use o layout do programa para desativar todas as teclas problemáticas do teclado.
Etapa 5
Remapear as teclas desabilitadas para outros locais conforme necessário. Por exemplo, se o botão 'R' estiver danificado, você precisará remapear para poder usá-lo enquanto digita no teclado externo. Digitar assim levará algum tempo para se acostumar, mas será uma correção temporária se o botão 'R' físico do laptop se repetir sem ser pressionado. Algumas teclas com problemas, como as teclas Ctrl, Alt e Shift, podem ser desativadas com segurança sem preocupação, pois já existe uma tecla idêntica, assim como outras teclas não vitais para tarefas de digitação.
Etapa 6
Salve suas alterações e permita que o programa acesse o registro do seu computador para fazer as alterações necessárias. Você precisará de direitos de administrador e do Microsoft .NET Framework 2.0 ou posterior (que pode ser baixado gratuitamente no site da Microsoft) para fazer isso.
Dica
Se você precisar de mais funcionalidades do que o MapKeyboard oferece, tente fazer uma pesquisa na Internet por “desativar programa de teclado”. Você encontrará vários programas shareware que podem fazer a tarefa melhor.
Embora o Windows suporte a maioria dos teclados USB por padrão, pode ser necessário instalar drivers para que o BIOS do seu computador reconheça o teclado.
Você pode até salvar vários layouts usando o MapKeyboard e alternar entre eles conforme necessário.
Aviso
O remapeamento afetará ambos os teclados, portanto, em casos de mau funcionamento grave do teclado do laptop, essa é uma correção apenas temporária.
Se muitas teclas estiverem danificadas para que o método MapKeyboard funcione para você, a alternativa será remover fisicamente o teclado do laptop. É aconselhável consultar o manual do laptop e/ou o site do fabricante ou os vídeos do YouTube criados pelo usuário para obter informações adicionais.