Um keylogger é um hardware ou software que registra suas teclas (ou seja, o que você digita em seu computador) e as salva em um arquivo de log ou as transmite para terceiros. Exemplos de keyloggers legítimos incluem controles dos pais ou do empregador. Keyloggers maliciosos se escondem em seu computador e roubam informações confidenciais ou relacionadas à segurança, como senhas, contas bancárias ou números de cartão de crédito.
Instruções
Etapa 1
Monitore o comportamento do seu computador. Se um keylogger exibir algum sintoma, esses sintomas serão semelhantes a outros comportamentos de vírus:desempenho lento do computador, atrasos estranhos, novos ícones na área de trabalho ou na bandeja do sistema, atividade excessiva no disco rígido ou na rede etc. a natureza da infecção executando uma verificação antivírus.
Etapa 2
Execute uma verificação antivírus. Se você tiver um programa antivírus instalado, obtenha as atualizações mais recentes e execute uma verificação completa do sistema. Isso deve encontrar e limpar a maioria das infecções do keylogger, juntamente com o Trojan ou worm que pode tê-lo acompanhado. Se você não tiver proteção antivírus instalada, há opções de verificação gratuitas disponíveis. Consulte a seção Recursos para obter links para alguns deles.
Etapa 3
Verifique seus threads de processo. Seu computador mantém o controle de todos os seus processos ou "threads" em execução. Um keylogger pode ter seu próprio thread ou pode ser disfarçado como um thread do sistema. Você pode verificar a legitimidade de seus threads em execução encontrando-os em um site como a Biblioteca de Processos (consulte Recursos). Para ver seus tópicos em execução, clique em “Ctrl-Alt-Delete” para acessar o Gerenciador de Tarefas e clique em “Processos”.
Etapa 4
Verifique sua lista de programas instalados. Keyloggers legítimos ainda podem ser usados para fins maliciosos; se for esse o caso, o keylogger não exibirá nenhum efeito colateral incomum e seu software antivírus não o sinalizará. Verifique sua lista de programas instalados em busca de algo desconhecido ou suspeito.
Etapa 5
Faça uma verificação visual do hardware do seu computador em busca de algo inesperado ou incomum. Um keylogger também pode ser uma peça de hardware conectada ao seu computador, por exemplo, por meio de uma porta USB ou PS/2. Isso é muito menos comum, porém, do que a variedade de software.
Dica
A prevenção é sempre a melhor maneira de evitar uma infecção por malware. Um bom escudo antivírus e anti-spyware atualizado com as últimas atualizações, combinado com bom senso, evitará a grande maioria das infecções.
Aviso
Se você suspeitar de uma infecção por keylogger, não insira nenhuma informação sensível ou confidencial usando o teclado. Se possível, interrompa o uso do computador infectado até que o keylogger possa ser removido.