>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como testar uma CPU


A maioria dos erros do computador ocorre devido a falhas de software, mas problemas recorrentes - especialmente reinicializações ou desligamentos completos do sistema - podem indicar um problema de hardware. Para testar a unidade de processamento central quanto a falhas ou superaquecimento, execute um utilitário de teste de estresse da CPU. Esses programas executam o computador com muito mais dificuldade do que o uso diário, portanto, se o computador já estiver fora da garantia e funcionar normalmente, você não precisará substituí-lo apenas por causa de uma falha no teste.

Ferramenta de diagnóstico do processador Intel


Projetado especificamente para processadores da marca Intel, o Intel Processor Diagnostic Tool testa a funcionalidade básica da CPU e executa um breve teste de estresse. O IPDT é uma boa opção se você não possui amplo conhecimento de informática ou deseja testar rapidamente um novo computador pronto para uso:A ferramenta é executada automaticamente assim que você a abre, gera resultados simples de "Aprovado/Reprovado" para cada teste e requer apenas alguns minutos no total. Por outro lado, o IPDT não funcionará bem para overclockers, pois a Intel recomenda especificamente desligar o overclock antes de usar a ferramenta. Para executar um teste de estresse de duas horas, uma boa maneira de verificar o superaquecimento, abra o menu “Ferramentas” e clique em “Config”, “Predefinições” e “Burn In Test”. A Intel também oferece uma versão inicializável do IPDT para computadores que não conseguem inicializar com êxito no Windows.

Ferramenta de verificação de overclock (OCCT)


Apesar do nome, você pode usar o OCCT para testar a CPU de qualquer computador, com overclock ou não. O programa inclui dois testes de CPU separados:OCCT e LINPACK. O LINPACK aquece a CPU o máximo possível, tornando-se um bom teste do sistema de refrigeração. O teste OCCT não gera tanto calor, mas detecta mais rapidamente erros computacionais que podem fazer com que os programas travem ou seu sistema congele. Escolha um teste e clique em “On”. Por padrão, o teste é executado indefinidamente até você clicar em "Desativar". Como alternativa, altere o tipo de teste para "Automático" em vez de "Infinito" e insira uma duração de pelo menos uma hora.

Teste de estresse Prime95


Embora não seja seu objetivo principal - encontrar novos números primos de Mersenne - o Prime95 inclui alguns tipos de testes de estresse. Quando você executar o programa pela primeira vez, escolha "Just Stress Testing" para usar o modo de teste. A configuração padrão, "Blend", testa sua CPU e RAM. Uma falha durante um teste do Blend não ajudará você a descobrir qual parte tem um problema, então mude para "Small FFTs", que usa apenas a RAM minimamente. A menos que o Prime95 falhe ou superaqueça seu sistema, ele é executado até que você abra o menu “Test” e clique em “Stop”. Algumas horas sem travamento normalmente indicam uma CPU estável, mas para ter certeza absoluta, execute o programa por um dia inteiro.

Lidando com falhas de teste


Se você fizer overclock em sua CPU e falhar em um teste de CPU, diminua o overclock e execute o teste novamente até encontrar uma configuração estável. Em sistemas sem overclock, os testes podem falhar por dois motivos principais:hardware defeituoso e superaquecimento. Uma CPU severamente superaquecida faz com que o computador desligue completamente. Para corrigir o problema, limpe os ventiladores do sistema e certifique-se de deixar espaço de ventilação ao redor do sistema. Uma CPU defeituosa pode causar mensagens de erro no programa de teste ou fazer com que o computador falhe ou reinicie durante o teste. Se você também encontrar esses problemas durante o uso regular, precisará substituir a CPU ou o computador para corrigir o problema.

Informações da versão


As informações neste artigo se aplicam ao IPDT versão 2, OCCT versão 4 e Prime95 versão 28. Pode variar ligeiramente ou significativamente com outras versões.