No software operacional OS X do seu Mac, o computador mantém uma pasta de arquivo especial chamada
Caches . Os programas o usam para salvar dados usados com frequência, evitando downloads repetidos e melhorando a velocidade geral. No entanto, com o passar do tempo, os dados em cache podem se acumular, consumindo grandes quantidades de espaço no disco rígido do computador. E se você não usar um programa por um longo período, os dados permanecerão. Você pode verificar o cache por meio do programa Finder integrado do Mac ou por meio de um software conveniente de terceiros.
Faça backup primeiro
Antes de alterar ou remover qualquer arquivo em Caches, é uma boa ideia realizar um backup do Time Machine. Isso garante que você possa recuperar posteriormente os arquivos que podem ter sido removidos por engano.
Usando o Finder
O programa Finder, incluído em todas as cópias do OS X, é um gerenciador e navegador de arquivos. Para iniciá-lo, clique no
Finder ícone no Dock. Clique no
Ir do Finder menu e, em seguida, mantenha pressionada a tecla
Alt e clique no
menu Biblioteca item que é revelado. Localize os
Caches subpasta e clique com o botão direito do mouse sobre ela e, em seguida, clique no botão
Obter informações item do menu. Aparece uma janela que mostra informações sobre a subpasta, incluindo o número de megabytes ou gigabytes de dados nela. Se tiver vários gigabytes de tamanho e seu disco rígido estiver com pouco espaço livre, considere seriamente excluir alguns dos arquivos mais antigos em Caches. Você pode clicar duas vezes em
Caches subpasta para abri-la; O Finder exibe uma lista de todas as subpastas em Caches.
Programas de terceiros
Vários fornecedores de terceiros oferecem programas de software, alguns gratuitos, que monitoram e limpam os arquivos de cache no seu Mac, entre outras tarefas. Os programas incluem o OnyX da Titanium Software, o Yosemite Cache Cleaner da Northern Softworks e o Cocktail da Keep. Esses programas verificam automaticamente os arquivos de cache e permitem removê-los.
Inicialização segura
O Mac tem uma opção de inicialização segura que verifica a integridade do computador e, entre outras tarefas, limpa arquivos de cache relacionados a atualizações do sistema, bem como arquivos de cache relacionados a fontes. Se você estiver tendo problemas com a aparência das fontes, seja na tela ou impressa, seu Mac pode precisar da redefinição do cache de fontes. Para fazer uma inicialização segura, reinicie o Mac e mantenha pressionada a tecla
Shift tecla quando você ouvir o sinal de inicialização. Observe que o Safe Boot demora muito mais do que uma reinicialização normal, pois executa funções de manutenção extras, principalmente com o disco rígido. E como o Safe Boot desativa temporariamente o Wi-Fi, as conexões USB e outros recursos, talvez você não consiga fazer o trabalho normal até reiniciar o Mac normalmente.
Programas de aplicativos
Além do software integrado do Mac, muitos programas de aplicativos de terceiros mantêm os dados em cache; alguns deles, como navegadores da Web, oferecem a opção de limpar o cache. Os navegadores da Web salvam imagens e outros dados em seu disco rígido, acelerando sua experiência de navegação, mas às vezes também causando problemas com páginas da Web complexas e enchendo lentamente seu disco rígido. Cada programa de navegador tem seus próprios comandos de menu para gerenciar arquivos de cache.