Um teodolito é um instrumento usado comumente por construtores e engenheiros para medir ângulos precisos, o que é necessário para projetos de construção em grande escala. Um teodolito óptico moderno básico consiste tipicamente em um pequeno telescópio que é conectado a dois mecanismos de medição de ângulos, um para medir ângulos horizontais e outro para medir ângulos verticais. Ele fica em cima de uma base rotativa com um mecanismo de nivelamento em um tripé. Uma vez que o teodolito é configurado, o telescópio é girado para localizar o ponto desejado e, em seguida, o ângulo do ponto em que o teodolito é colocado até o ponto localizado em seu telescópio pode ser lido através da ocular da luneta.
Configurando o teodolito
Etapa 1
Encontre um pedaço de terreno firme e nivelado com uma boa visão do que você deseja localizar.
Etapa 2
Estenda as pernas do tripé para que o teodolito fique em um nível confortável para você usar, abra-os o máximo possível (a maioria dos tripés de teodolito terá um mecanismo que os travará quando atingirem sua separação e extensão máximas) , e enfie as pontas das pernas na terra o máximo que puder.
Etapa 3
Ajuste os três parafusos de nivelamento na base do teodolito para que fique nivelado. O nível de bolha esférico montado no teodolito lhe dará uma ideia de quando ele está aproximadamente nivelado.
Etapa 4
Alinhe o nível de bolha longo com dois dos três parafusos e reajuste com esses dois parafusos para obter um nível mais preciso nesse eixo. Em seguida, gire o teodolito 90 graus em sua base e ajuste novamente usando o terceiro parafuso.
Etapa 5
Solte os dois grampos de ajuste horizontal (geralmente botões grandes em ambos os lados do teodolito, ligeiramente deslocados verticalmente).
Etapa 6
Alinhe a parte superior do teodolito com a marca no anel entre os dois lados que estão conectados aos grampos horizontais e, em seguida, trave o grampo superior.
Etapa 7
Abra a fonte de luz do espelho na lateral do teodolito e olhe pela pequena ocular. Você verá três escalas:horizontal, vertical e ajuste fino. Use o botão de ajuste fino na parte superior do teodolito para alinhar a marca com 0'00" (0 minutos e 0 segundos de arco).
Etapa 8
Use o botão de ajuste horizontal superior para alinhar a linha única que você vê no escopo na metade inferior da escala horizontal exatamente entre as linhas duplas que ficam abaixo do número 0.
Etapa 9
Crie uma linha de referência alinhando o teodolito horizontalmente com um marco alto de fácil visualização. Desbloqueie o grampo inferior para fazer essa rotação, alinhe a mira com o marco e trave o grampo inferior novamente. A medição horizontal ainda será zero. A partir de agora, apenas afrouxe o grampo superior para fazer os ajustes horizontais.
Fazendo uma medição
Etapa 1
Desbloqueie o grampo horizontal superior e gire o teodolito até que a seta na mira aproximada esteja alinhada com o ponto que você deseja medir e, em seguida, trave o grampo. Use o ajustador horizontal superior (não o grampo) para alinhar o objeto entre as duas luzes verticais na mira.
Etapa 2
Olhe através da pequena ocular e use o botão de ajuste fino para obter uma linha horizontal precisa com seu objeto. Os graus de sua referência são medidos na escala horizontal de graus, os minutos e segundos na escala de ajuste fino (ex. 30 graus 10'30").
Etapa 3
Desbloqueie o grampo vertical e olhe através da mira enquanto move o teodolito para cima e para baixo para encontrar o ponto preciso verticalmente em seu objeto que você gostaria de medir. Trave o grampo e use o botão de ajuste vertical fino para obter uma correção precisa no ponto que você escolheu. Em seguida, olhe através da pequena ocular e leia os graus, minutos e segundos da escala vertical e da escala de ajuste fino como você fez para a escala horizontal. Se o seu objeto estiver alto, você precisará primeiro fazer um ajuste horizontal aproximado, depois fazer a medição vertical e reajustar para a medição horizontal final. Essas duas coordenadas fornecem o ângulo exato entre sua referência e seu ponto de interesse, mas você também pode medir o ângulo entre dois pontos comparando suas duas medidas ou definindo o primeiro ponto como referência.