Quando você fala se um alto-falante de áudio é de 4 ohm ou 8 ohm, você está se referindo à
impedância do alto-falante , uma propriedade elétrica semelhante à resistência. Os alto-falantes vêm em várias classificações de impedância diferentes; combinar a impedância de seus alto-falantes com seu amplificador garante que seu sistema de áudio funcione com eficiência e tenha o melhor som.
Sobre a impedância
Assim como a resistência, a impedância é uma restrição do fluxo de corrente elétrica em um circuito. A resistência e a impedância são semelhantes, embora as mudanças de impedância para diferentes frequências de áudio e a resistência sejam geralmente constantes. A impedância vem da interação da bobina de voz do alto-falante e outros componentes eletrônicos. A classificação de impedância de um alto-falante é uma média tomada em uma ampla faixa de frequências audíveis.
4 Ohm vs. 8 Ohm
Um alto-falante de 4 ohms requer mais potência de um amplificador do que um alto-falante de 8 ohms para produzir o mesmo volume de som. Isso se deve à relação entre tensão, corrente e resistência em circuitos eletrônicos; para uma dada tensão, uma impedância menor significa uma corrente maior. A potência é uma combinação de tensão e corrente, portanto, para fornecer mais corrente ao alto-falante, um amplificador deve ter uma classificação de potência mais alta.
Conexões em série e paralelas
Ao conectar dois ou mais alto-falantes à mesma saída do amplificador, você altera a impedância total do conjunto de alto-falantes. Você pode conectar alto-falantes em série ou paralelo; um arranjo em série tem o fio "quente" de um conectado ao fio "terra" do próximo, enquanto uma fiação paralela conecta o fio "quente" de um alto-falante ao "quente" do próximo e o "terra" de um ao "chão" do outro. Os alto-falantes conectados em série combinam sua impedância; por exemplo, dois alto-falantes de 4 ohms conectados em série somam um total de 8 ohms. Conectados em paralelo, o resultado é mais complexo:para dois alto-falantes, você multiplica cada impedância individual e depois divide o resultado pela soma das impedâncias. Por exemplo, dois alto-falantes de 8 ohms em paralelo são (8 * 8) / (8 + 8) ou 4 ohms no total.
Correspondência de impedância
As saídas de um amplificador têm uma classificação de impedância assim como um alto-falante; Alto-falantes de 4 ohms devem ser usados com as saídas de alto-falante de 4 ohms de um amplificador e alto-falantes de 8 ohms devem ser usados com saídas de amplificador de 8 ohms. Uma incompatibilidade de impedâncias de alto-falante e amplificador pode danificar os circuitos do amplificador; também resulta em distorção e baixa qualidade de som. Essa questão é mais importante quando você ouve música alta, pois as demandas de potência do amplificador são maiores em níveis altos de volume.