IMAP, ou Internet Message Access Protocol, é uma especificação para acesso ao correio da Internet. O IMAP difere de outros sistemas de e-mail porque as mensagens são manipuladas diretamente no servidor de e-mail, em vez de serem baixadas primeiro na máquina local do usuário. Isso permite que o usuário acesse e-mails de vários locais e máquinas. Esse processo é o que diferencia o IMAP do outro protocolo de e-mail principal em uso, o POP3. No POP3, o e-mail é entregue no computador do usuário e manipulado localmente. Dependendo das configurações do servidor, o e-mail geralmente é excluído do computador servidor após ser transferido para o usuário.
Vantagem:Sincronização
O IMAP pode ser acessado na Web sem um cliente de e-mail. Como todas as alterações ocorrem em um local central, o status de emails e pastas é mantido entre as sessões, mesmo que o usuário mude de computador. Ações de pasta, status de leitura ou não lida e outras manipulações aparecem da mesma forma em qualquer computador, em qualquer local. Isso significa que o e-mail pode ser verificado de qualquer computador a qualquer momento, e as pastas e o status das mensagens são sincronizados. Como os e-mails só existem no servidor no protocolo IMAP, eles estão seguros se o computador for perdido ou destruído, ao contrário do POP3.
Vantagem:migração fácil
A migração de um computador para outro não exige o download de todas as mensagens novamente, pois elas são manipuladas remotamente. Pouca ou nenhuma configuração é necessária nessa situação, pois configurações como filtros de spam são salvas. Se o espaço no disco rígido for escasso, o IMAP é ideal, pois os dados são armazenados remotamente e o backup também é feito remotamente.
Desvantagens:desempenho e manutenção
O IMAP pode ser complexo de manter e, portanto, alguns hosts não suportam o protocolo. Ele também usa o espaço do disco rígido do host e a maioria impõe cotas de armazenamento para seus usuários. O IMAP pode ser mais lento para carregar mensagens do que o IMAP. Os emails POP3 são manipulados rapidamente, pois existem na máquina local do usuário. O correio IMAP só está disponível quando conectado e não está disponível quando está offline. Além disso, alguns programas de e-mail têm dificuldade em suportar IMAP, embora soluções baseadas em navegador estejam frequentemente disponíveis.