A verificação de mesa é um teste manual informal que os programadores podem usar para verificar a codificação e a lógica do algoritmo antes do lançamento de um programa. Isso permite que eles detectem erros que podem impedir que um programa funcione como deveria. As ferramentas de depuração modernas tornam a verificação de mesa menos essencial do que era no passado, mas ainda pode ser uma maneira útil de detectar erros de lógica.
Visão geral da verificação de mesa
A verificação de mesa é um processo semelhante à revisão; neste exercício, o programador percorre linhas de código para identificar erros e verificar a lógica. Normalmente, o programador imprimirá o código e o examinará em um exercício de lápis e papel. Ele pode executar um teste manual em algoritmos, verificando se eles funcionam corretamente e não contêm erros de codificação. Isso geralmente envolve a criação de uma tabela com colunas contendo números de linha, variáveis, condições e entradas e saídas, dependendo das verificações que ele está fazendo.
Vantagens do Desk Checking
Mesmo programadores experientes cometem erros - uma verificação de mesa pode ajudar a detectá-los e corrigi-los antes que um programa passe por uma execução formal. Executar uma verificação de mesa é rápido e barato. O programador que escreveu o código normalmente o verifica; se ela identificar problemas, poderá corrigi-los imediatamente antes que o projeto passe para o próximo estágio. Se ela não verificar na mesa e um erro causar problemas mais tarde, isso pode atrasar um projeto. Os erros também podem ser mais difíceis de identificar em um estágio posterior.
Desvantagens da verificação de mesa
Uma verificação de mesa não garante que um programador encontre erros. Também está sujeito a erro humano. Os programadores podem perder coisas que precisam ser corrigidas, simplesmente porque eles mesmos escreveram o código e estão muito próximos dele para serem objetivos. Obter um programador diferente para verificar a mesa pode resolver esse problema. No entanto, a pessoa que executa a verificação também precisa entender os requisitos por trás do código antes de poder avaliar se funcionará.
Verificação de mesa e passo a passo estruturado
A verificação de mesa às vezes faz parte de um processo de teste mais amplo. Em um passo a passo estruturado, por exemplo, o programador faz parte de um grupo de colegas que revisa e analisa o trabalho antes do lançamento. O programador normalmente entrega os materiais para revisão aos membros do grupo antes da reunião. Durante a reunião em si, ela orienta o grupo pelo código. Idealmente, o grupo identificará os erros, se existirem, ou fará sugestões viáveis de melhoria. Os projetos podem ter uma ou mais etapas passo a passo, verificando questões como o entendimento dos requisitos e a precisão da codificação.