A transmissão digital é uma maneira de transmitir informações de áudio e vídeo por meio de um sinal codificado composto de 1s e 0s. Representa o que há de mais recente na transmissão de televisão convencional, tendo substituído o sistema analógico. E embora a transmissão digital tenha várias vantagens sobre a analógica, incluindo imagem e som mais nítidos, ela também tem suas desvantagens.
Fazendo a conversão
Os Estados Unidos fizeram a mudança para a transmissão de televisão digital em 2009, o que significava que os indivíduos que usavam televisores analógicos padrão tinham que se converter. Isso significava comprar um aparelho de televisão digital totalmente novo ou – a opção mais barata – comprar uma caixa conversora externa, que você pode conectar a uma televisão analógica como uma caixa de cabo. Embora isso fosse provavelmente um inconveniente para muitos, o governo ofereceu cupons antes da conversão para ajudar a cobrir os custos dessas caixas conversoras. Segundo o nhk.or.jp, as emissoras também tiveram que se adequar à conversão, precisando investir em novos equipamentos de produção, transmissão e operação, além de novos dispositivos para codificação de vídeo e áudio.
Verificando Canais
De acordo com kmos.ucmo.edu, quando você configura um conversor digital pela primeira vez ou liga sua TV digital, você não terá acesso instantâneo aos canais como em um sistema analógico. Isso ocorre devido a um atraso entre o momento em que o dispositivo digital recebe uma transmissão e o momento em que pode exibi-la. Portanto, antes de começar a assistir, sua televisão precisa concluir uma varredura ou memorização de canais. Isso levará aproximadamente 30 a 60 segundos por canal. Felizmente, você só precisa fazer isso uma vez, quando fizer a primeira mudança para o digital.
O efeito do penhasco
Enquanto a transmissão analógica fornece uma alimentação contínua, embora distorcida, quando a transmissão sofre interferência, a transmissão digital será cortada repentinamente se não for recebida informação suficiente. De acordo com kmos.ucmo.edu, isso é conhecido como o Efeito Penhasco, e significa que você terá uma recepção perfeita (quando estiver no penhasco) ou nenhuma recepção (quando você cair). Você saberá que sua recepção de transmissão digital está à beira do precipício quando a imagem da tela de sua televisão ficar momentaneamente pixelizada e embaralhada.
Encontrando novas frequências
Um problema de longo prazo que ocorrerá com a transmissão digital é que mais e mais frequências serão eventualmente necessárias para abrir espaço para mais programação digital. De acordo com o nhk.or.jp, isso significa que as frequências normalmente reservadas para a transmissão analógica, como as usadas pelas rádios tradicionais, eventualmente precisarão ser apropriadas. Caso contrário, a TV digital só poderá transmitir uma quantidade limitada de programação.