Com 1,3 bilhão de pessoas e a economia que mais cresce no mundo, a República Popular da China (RPC) é um milagre da economia moderna. Mas apesar de toda a liberdade comercial e sucesso disponíveis na China desde as reformas econômicas que começaram em 1978, a liberdade política permaneceu muito mais evasiva. O governo da China mantém um conjunto repressivo de restrições à Internet; mas obter um servidor proxy na China pode fornecer uma maneira de dimensionar o Grande Firewall da China.
Etapa 1
Investigue e compare os servidores proxy disponíveis. Os sites de muitos serviços de servidor proxy gratuitos e comerciais serão bloqueados, então tente visitar os sites de vários para ver quais sites estão acessíveis. Uma possível ferramenta de comparação é serverwatch.com/stypes/compare, que permite a comparação de vários tipos de servidores, incluindo servidores proxy.
Etapa 2
Baixe um servidor proxy - entre os acessíveis - com base em suas preferências. Observe que o uso de servidores proxy acarreta o risco de ter senhas e nomes de usuário sequestrados pelo proprietário dos servidores proxy. Tome cuidado ao usar um servidor proxy para acessar uma conta privada ou financeira e use apenas servidores proxy de integridade confiável.
Etapa 3
Visite um site e faça ping no seu endereço IP para ver se ele identifica sua localização como China. Um desses sites é whatismyipaddress.com, mas existem vários outros sites disponíveis.
Dica
Considere usar uma rede privada virtual (VPN) em vez de um servidor proxy. As VPNs são significativamente mais confiáveis do que os servidores proxy, são menos suscetíveis a serem bloqueadas ou invadidas e reduzem os riscos de segurança do uso de um servidor proxy anônimo.
O proxy da Internet Firefox tem vários add-ons, que podem servir como um servidor proxy, que são menos propensos a serem bloqueados.
Se você pretende viajar para a China e ainda tem acesso irrestrito à Internet, o ideal é instalar um software que facilite uma conexão VPN em seu computador antes da viagem.
Aviso
O uso de um servidor proxy anônimo (gratuito ou comercial) acarreta o risco de que as informações ou contas que você pretende usar para uso privado sejam conhecidas ou controladas por outras pessoas. Muitos usuários consideram esse risco inaceitável e optam por não usar servidores proxy.
A RPC mantém divisões militares, policiais e de inteligência especificamente para impor suas restrições de censura à Internet e identificar pessoas que fogem do firewall, entre outras responsabilidades. O uso de um servidor proxy na China pode resultar em seu processo ou perseguição.