A diferença entre um alto-falante e um monitor de estúdio nem sempre é visualmente aparente. Os monitores de estúdio são alto-falantes, mas fornecem um som diferente e são projetados para um uso específico em estúdios de gravação.
Som
Os fabricantes se esforçam ao máximo para projetar alto-falantes que aprimoram a qualidade de áudio com graves, médios e agudos ricos. Os fabricantes de monitores de estúdio fazem um grande esforço para projetar monitores que não aprimoram o som e se esforçam para obter uma resposta plana de todas as frequências.
Projeção
Os alto-falantes são projetados para projetar o som uniformemente em toda a sala. Os monitores de estúdio são projetados para projetar o som a uma distância muito curta para evitar que a sala colora ou aprimore as frequências.
Benefícios
Os alto-falantes beneficiam os ouvintes ao fornecer um som aprimorado que é disperso uniformemente. Os monitores de estúdio beneficiam os engenheiros de gravação, fornecendo som não adulterado para uma mixagem de música precisa.
Objetivo
A finalidade dos alto-falantes é proporcionar prazer auditivo no estado final da música. O propósito dos monitores de estúdio é fornecer uma "prancheta de desenho limpa" para a criação e construção de mixagens musicais, a caminho de um estado finalizado.
Amplificadores
Muitos monitores de estúdio vêm com amplificadores de potência integrados projetados especialmente para as exigentes especificações e aplicações de alto-falantes de monitor. Os monitores sem alimentação são combinados com amplificadores de potência de "referência" especiais projetados para uma operação ultra-limpa. Os alto-falantes comuns são geralmente passivos e são acionados por um sintonizador/amplificador externo.
Outros fatos
Os monitores de estúdio são frequentemente chamados de monitores de "referência" ou "campo próximo" devido ao seu uso como uma ferramenta de referência de som no ambiente de audição próxima e de baixo volume de um estúdio de gravação. Os monitores de estúdio certamente decepcionariam os ouvintes de áudio doméstico por sua falta de som poderoso e rico. Mas sem eles, a música produzida e finalizada profissionalmente não soaria muito bem.