A tecnologia de comunicação virtual refere-se a qualquer tecnologia que as pessoas usam para se comunicar umas com as outras quando não podem estar cara a cara. Favorece a capacidade de se ver e ouvir em tempo real, simulando a experiência de uma visita física. Essa tecnologia existe há alguns anos, com a introdução de webcams na década de 1990. Mas o que antes era um experimento social de baixa qualidade, inseguro e oneroso se transformou em uma tecnologia produtiva que beneficia famílias, amigos e empresas.
Mundos virtuais e jogos
Entre o advento dos chats de texto e a perfeição das mensagens de vídeo, plataformas de RPG online para vários jogadores massivos como World of Warcraft, EverQuest e Gaia Online desenvolveram um método divertido de comunicação virtual no jogo entre amigos. Entre as masmorras, os jogadores podem sair em uma área comum e conversar. Em vez de um chat de texto chato, os jogadores se envolveram em conversas usando avatares animados. A tecnologia foi desenvolvida para que os avatares pudessem produzir texto em balão de fala ou os jogadores pudessem usar fones de ouvido para áudio em tempo real.
Bate-papo por vídeo e conferência
Embora avatares e fones de ouvido sejam úteis para conversas casuais, eles não satisfazem muito bem o desejo de se comunicar mais intimamente. Se você quiser visitar sua tia favorita que mora em outro país, por exemplo, digitar texto através de um personagem de desenho animado bidimensional de cabelos espetados não é tão bom quanto ver seu sorriso caloroso. Provedores de mensagens instantâneas como Yahoo, MSN e Skype trabalham há anos para aperfeiçoar a tecnologia de comunicação que integra vídeo e áudio usando webcams e microfones de PC. Os usuários logo perceberam que a tecnologia de voz sobre IP permitia que eles fizessem chamadas de longa distância baratas com apenas uma conexão com a Internet. Isso significava que as pessoas poderiam se comunicar mais facilmente de todo o mundo.
Enquanto isso, a mesma tecnologia foi desenvolvida para uso comercial. A videoconferência usa um protocolo VoIP semelhante com aplicativos de áudio e vídeo para permitir que as empresas realizem reuniões virtuais. Com a videoconferência, funcionários de qualquer lugar do mundo podem participar de uma única reunião e interagir visual e verbalmente com seus colegas de trabalho. Essa tecnologia pode economizar milhões de dólares para as empresas em custos de viagens e produtividade.
Salas de aula virtuais
As salas de aula virtuais estão surgindo em todos os lugares. Os alunos que não podiam frequentar uma sala de aula física já foram forçados a contratar tutores ou enviar suas aulas pelo correio. Usando a mesma tecnologia VoIP, vídeo e áudio, os alunos agora podem participar de ambientes de sala de aula ao vivo, interagindo com professores e colegas, sem sair de casa. Os alunos podem exibir virtualmente os trabalhos de aula usando uma webcam ou scanner, e os professores podem usar recursos de compartilhamento de tela para ajudar individualmente os alunos remotos.
Portabilidade
A comunicação virtual não seria muito realista se você estivesse ancorado em seu computador o tempo todo. Desenvolvedores de software e provedores de dispositivos móveis perceberam isso muito rapidamente e começaram a trabalhar juntos para tornar a comunicação virtual portátil. Os telefones celulares, é claro, tornaram a comunicação verbal móvel predominante. Mas com o rápido desenvolvimento da videoconferência e da comunicação instantânea, a opção de "conversa facial" em dispositivos móveis introduziu uma experiência de comunicação verdadeiramente realista.