Os bancos de dados relacionais são amplamente utilizados em muitos setores para armazenar registros financeiros, acompanhar o estoque e manter registros dos funcionários. Em um banco de dados relacional, as informações são armazenadas em tabelas (geralmente chamadas de relações) que ajudam a organizar e estruturar os dados. Embora sejam amplamente utilizados, os bancos de dados relacionais apresentam algumas desvantagens.
Custo
Uma desvantagem dos bancos de dados relacionais é o alto custo de configuração e manutenção do sistema de banco de dados. Para configurar um banco de dados relacional, geralmente é necessário adquirir um software especial. Se você não for um programador, poderá usar qualquer número de produtos para configurar um banco de dados relacional. Leva tempo para inserir todas as informações e configurar o programa. Se sua empresa for grande e você precisar de um banco de dados mais robusto, será necessário contratar um programador para criar um banco de dados relacional usando a Linguagem de Consulta Estruturada (SQL) e um administrador de banco de dados para manter o banco de dados depois de construído. Independentemente de quais dados você usa, você terá que importá-los de outros dados, como arquivos de texto ou planilhas do Excel, ou inserir os dados no teclado. Não importa o tamanho de sua empresa, se você armazenar informações legalmente confidenciais ou protegidas em seu banco de dados, como informações de saúde, números de previdência social ou números de cartão de crédito, também terá que proteger seus dados contra acesso não autorizado para atender aos padrões regulatórios.
Abundância de informações
Os avanços na complexidade das informações causam outra desvantagem aos bancos de dados relacionais. Bancos de dados relacionais são feitos para organizar dados por características comuns. Imagens complexas, números, designs e produtos multimídia desafiam a categorização fácil, abrindo caminho para um novo tipo de banco de dados chamado sistemas de gerenciamento de banco de dados objeto-relacional. Esses sistemas são projetados para lidar com os aplicativos mais complexos e têm a capacidade de serem escaláveis.
Limites estruturados
Alguns bancos de dados relacionais têm limites de comprimento de campo. Ao projetar o banco de dados, você precisa especificar a quantidade de dados que pode caber em um campo. Alguns nomes ou consultas de pesquisa são mais curtos do que o real e isso pode levar à perda de dados.
Bancos de dados isolados
Sistemas de banco de dados relacionais complexos podem fazer com que esses bancos de dados se tornem "ilhas de informações", onde as informações não podem ser compartilhadas facilmente de um grande sistema para outro. Muitas vezes, com grandes empresas ou instituições, você descobre que os bancos de dados relacionais cresceram em divisões separadas de forma diferente. Por exemplo, talvez o departamento de cobrança do hospital tenha usado um banco de dados enquanto o departamento de pessoal do hospital usou um banco de dados diferente. Fazer com que esses bancos de dados "falem" uns com os outros pode ser uma tarefa grande e cara, mas em um sistema hospitalar complexo, todos os bancos de dados precisam estar envolvidos para um bom atendimento ao paciente e ao funcionário.