Um computador moderno contém muitos componentes de hardware que funcionam em conjunto para fornecer capacidade para um computador receber entrada e saída de dados como resultado. Este é o propósito básico e essencial de um computador. Os dados são inseridos por um usuário de computador, o computador processa os dados da maneira solicitada e, em seguida, envia os dados processados para o usuário do computador. O núcleo desse processo, geralmente considerado o "cérebro" de um computador, é o próprio processador. Um processador de computador também é conhecido como CPU (Unidade Central de Processamento).
Cálculo rápido de dados matemáticos
A principal vantagem de um processador de computador é o cálculo rápido de dados matemáticos. Essa é uma das razões pelas quais os computadores aparentemente superam os humanos em certas tarefas, como modelagem matemática. Este cálculo rápido de dados matemáticos é a base para tudo feito com um computador, desde videogames até edição de fotos e muito mais.
Um circuito dinâmico
Um processador de computador moderno é basicamente um circuito dinâmico. Ele contém milhares ou milhões de minúsculos interruptores chamados transistores. Outros componentes do processador controlam a configuração desses minúsculos comutadores, com base nos dados de entrada de um usuário de computador ou de um aplicativo ativo. Esses minúsculos interruptores formam circuitos dinâmicos complexos, semelhantes a uma placa de circuito impresso (PCB) usada em eletrônicos. Desta forma, um computador pode emular a função de outros eletrônicos.
Funcionalidade básica do computador
Um processador é a base primária de um computador. O restante dos componentes de hardware de um computador é essencialmente construído em torno do próprio processador. Sem ele, todo o resto no computador seria bastante inútil. Todos os periféricos de entrada e saída dependem do processador para a entrada e saída de dados, pois é através do próprio processador que os dados de entrada fazem a transição para os dados de saída. O processador é onde um computador realmente computa.