Dispositivos secretos de escuta, ou "bugs", são usados não apenas pelo governo, mas também por empresas e indivíduos que desejam escutar ou espionar outras pessoas. Embora alguns desses dispositivos sejam tão tecnologicamente avançados que são praticamente indetectáveis, a maioria dos bugs pode ser descoberta com relativa facilidade devido à sua dependência de fontes de energia e sinais de rádio/telefone celular. Para determinar se um dispositivo de escuta foi instalado em sua casa, escritório ou veículo, você precisará examinar todas as fontes de energia e procurar frequências de rádio/telefone celular na área.
Verificando fontes de energia
Etapa 1
Remova todas as placas de tomada e placas de interruptor na sala que você está procurando usando uma chave de fenda. Depois de remover uma placa, você verá um orifício retangular contendo uma massa de fios na parede atrás dela. Esses orifícios são locais privilegiados para ocultar dispositivos de escuta porque fornecem acesso fácil a uma fonte de energia:os fios.
Etapa 2
Acenda sua lanterna em cada um dos buracos na parede. Você não deve ver nada além de fiação dentro. Se você notar algo que pareça suspeito ou fora do lugar, não toque nele. Entre em contato com os policiais e diga a eles o que você encontrou.
Etapa 3
Inspecione quaisquer outras fontes de energia acessíveis que possam estar na sala - por exemplo, caixas de fusíveis e luminárias - da mesma maneira. Novamente, se você encontrar alguma coisa, chame a polícia.
Etapa 4
Verifique sótão e espaços de rastreamento também. Nessas áreas geralmente há muita fiação exposta, uma fonte de energia de fácil acesso.
Calibrando o detector de RF
Etapa 1
Ligue seu detector de RF (bug), girando o dial todo para cima e coloque-o em uma superfície plana. Ele deve começar a apitar rapidamente.
Etapa 2
Gire o botão do detector de RF para baixo até que o bipe pare completamente.
Etapa 3
Faça uma chamada de um de seus telefones celulares para o outro enquanto estiver ao lado do detector de RF. Ele deve começar a apitar rapidamente novamente.
Etapa 4
Afaste-se cerca de 10 a 12 pés do detector de RF, mantendo a conexão do telefone celular aberta. O detector deve continuar a apitar, mas mais lentamente, a uma taxa de aproximadamente 160 batimentos por minuto. Se estiver apitando mais lentamente do que 120 batimentos por minuto (cerca de dois por segundo), gire o dial ligeiramente para cima para aumentar sua sensibilidade. Se estiver batendo mais rápido do que 160 batimentos por minuto, gire o dial ligeiramente para baixo.
Fazendo a varredura de bugs
Etapa 1
Mova o detector de RF lentamente sobre as superfícies de todos os dispositivos eletrônicos na sala, mantendo-o a cerca de meio metro de distância de cada dispositivo. Se ele começar a apitar, verifique se o dispositivo que você está digitalizando está desligado e digitalize-o novamente. Se o detector de RF continuar a apitar rapidamente, você pode ter encontrado um bug.
Etapa 2
Repita esse processo com todos os objetos não elétricos na sala – mesas, cadeiras, armários de arquivo, etc. – e, finalmente, com as paredes. Um único bipe do detector de RF provavelmente não indica que você encontrou um bug; em vez disso, ouça um bipe rápido e contínuo, o que indicaria uma transmissão de sinal de rádio.
Etapa 3
Entre em contato com a polícia se achar que encontrou algo.
Dica
Desligue todos os principais aparelhos eletrônicos da sala - como a televisão, o DVD player e o aparelho de som - antes de executar a varredura de insetos. Certifique-se de que o detector de RF esteja calibrado conforme descrito na Etapa 2. Se você o colocar em uma configuração muito sensível, ele poderá captar até mesmo ondas eletromagnéticas provenientes de aparelhos e tomadas. Se você acha que sabe onde um bug está localizado, mas não recebe um sinal, coloque o detector de RF perto de onde você acha que o bug está escondido e espere de cinco a 10 minutos. Muitos dispositivos de transmissão emitem um sinal a cada cinco minutos por padrão e, quando o sinal é enviado, o detector de RF deve começar a apitar rapidamente.
Aviso
Se você acredita que encontrou um bug ou dispositivo de escuta, não toque nele. Ligue para a polícia local e peça que eles venham conferir. Se você mover o dispositivo, ele não será mais válido como prova. Os métodos descritos neste artigo não são eficazes com todos os dispositivos de escuta. Se você não encontrar nada além de continuar recebendo evidências de que outras pessoas estão a par de suas conversas, entre em contato com um investigador profissional ou com a aplicação da lei.