Embora as antenas FM padrão sejam projetadas para captar estações que operam em uma faixa de frequência específica, isso nem sempre é suficiente para transmissão e recepção de rádio amador "amador" que opera em frequências diferentes. Calcular o comprimento ideal da antena é possível com uma fórmula simples, embora você deva levar em consideração a forma como a antena foi projetada.
Etapa 1
Confirme a faixa de frequência na qual você deseja operar. Isso dependerá de sua localização, das frequências alocadas em sua área (consulte Recursos) e dos termos de qualquer licença sob a qual você tenha permissão para transmitir.
Etapa 2
Calcule o meio da faixa de frequência dentro da qual você operará. Ou seja, pegue a frequência superior, subtraia a frequência inferior e divida por dois. O resultado é o número de megahertz que você usará para calcular o comprimento da antena.
Etapa 3
Divida 468 pela figura de frequência megahertz. O resultado é o comprimento ideal total da antena em pés. (0,083 pés =uma polegada, 0,166 pés =duas polegadas e assim por diante.)
Etapa 4
Divida o comprimento ideal da antena por dois se estiver usando uma antena dipolo, que significa simplesmente "dois pólos". O resultado é o comprimento ideal para cada um dos dois pólos. (Como alternativa, basta dividir 234 pela frequência.)
Dica
Na prática, pode ser necessário ajustar o comprimento da antena a partir do valor calculado para obter a melhor intensidade de sinal para sua localização e configuração específicas. Por causa disso, se você estiver fazendo e ajustando sua própria antena, faz sentido superestimar o comprimento em vez de subestimar. Por exemplo, você pode começar a calcular usando um valor para a extremidade superior do intervalo de frequência que você está segmentando, em vez da extremidade inferior. O benefício de fazer isso é que, se você precisar ajustar a antena depois de testá-la, geralmente é muito mais fácil aparar sua antena conforme necessário do que aumentar o comprimento da antena.
Em vez de usar o meio da faixa de frequência para os cálculos, você pode usar uma frequência específica que deseja segmentar. Isso pode ser útil para tentar receber ou transmitir em uma frequência específica onde o sinal é relativamente fraco, por exemplo, devido ao equipamento de transmissão envolvido em cada extremidade.
Não há uma proporção específica para calcular o comprimento do cabo coaxial que você passa entre a antena e seu equipamento de rádio. Em vez disso, mantenha-o o mais curto possível para minimizar a degradação do sinal.