Encontrar uma máquina de escrever pode ser uma tarefa difícil nesta era dos computadores. O software de processamento de texto praticamente os substituiu. Carregados com recursos poderosos, esses programas oferecem aos usuários a capacidade de criar documentos impressionantes em um tempo relativamente curto. Existem vários pacotes populares de processamento de texto para atender às necessidades e preferências de vários usuários.
Microsoft Word
Parte do pacote Microsoft Office, o Word ganha consistentemente o título de programa de processamento de texto mais usado em todo o mundo. O Word 2007 apresenta ferramentas que dão ao programa uma grande flexibilidade. Por exemplo, além das funções básicas de processamento de texto, o Word também possui recursos de editoração eletrônica. Os modelos integrados permitem que os usuários criem facilmente saídas complexas, como brochuras, agendas e relatórios de despesas.
Todos os programas do Microsoft Office têm a capacidade de trabalhar em conjunto. Por exemplo, uma planilha do Excel pode existir em um documento do Word. O Word tem o poder de realizar facilmente mala direta com listas do Excel ou de um arquivo de banco de dados do Access.
Microsoft Works
Uma versão reduzida do Microsoft Word, o processador de texto do Works 9 ainda inclui todas as funcionalidades básicas necessárias para usos simples, como a criação de correspondência. O programa contém modelos pré-concebidos. Por exemplo, se um usuário quisesse usar o processador de texto do Works para criar um cartão de felicitações, o modelo interno simplificaria muito essa tarefa.
O processamento de texto constitui apenas uma parte do conjunto do Works 9. O pacote também inclui um programa de planilha, um calendário e um banco de dados. Os documentos criados no processador de texto do Works podem ser abertos e editados no Microsoft Word. Da mesma forma, o Works pode usar um documento do Word.
OpenOffice
Parte da iniciativa de software Open Source, o OpenOffice fornece um conjunto gratuito de aplicativos de computador. Os programadores, desanimados com o alto preço dos programas de software que o consumidor deve pagar, desenvolveram o OpenOffice para disponibilizar gratuitamente ao público um conjunto de produtos de qualidade.
A suíte OpenOffice inclui um processador de texto, planilha, programa de apresentação, banco de dados e editor gráfico. Assim como no pacote Microsoft Office, os programas OpenOffice funcionam uns com os outros.
O programa de processamento de texto do OpenOffice se parece muito com o Microsoft Word 2003. Os usuários desta versão do Word não teriam dificuldade em usar o processador de texto do OpenOffice. Um benefício adicional do processador de texto do OpenOffice mostra ao salvar o trabalho. O programa tem a capacidade de salvar documentos no formato Microsoft Word.
Corel WordPerfect
Um dos fundadores do software de processamento de texto é o Corel, e seu pacote WordPerfect contém vários programas de software essenciais para usuários comerciais e domésticos. A suíte vem com o processador de texto WordPerfect, programa de planilha QuattroPro, Corel Presentations e WordPerfect Mail. Como outras suítes de escritório, os produtos Corel funcionam em conjunto, permitindo que os usuários incluam dados de uma planilha ou banco de dados em um documento WordPerfect. O processador de texto do WordPerfect permite que os usuários salvem documentos no formato Microsoft Word e importem documentos do Word.