À medida que os computadores envelhecem, eles inevitavelmente enfrentam problemas. Eles começam a ficar lentos, as peças podem falhar, o disco rígido pode funcionar de forma irregular e seu software não funcionará tão eficientemente quanto antes. Há muitas maneiras de aumentar a funcionalidade e a velocidade de seu computador, mas, ocasionalmente, você pode ser solicitado a executar diagnósticos em seu computador. As ferramentas de diagnóstico podem localizar e corrigir erros, e você pode executar diagnósticos em um Windows ou Mac.
Diagnóstico do Windows
Etapa 1
Abra "Meu Computador" clicando duas vezes no ícone da área de trabalho ou clicando em "Iniciar" e abrindo-o a partir daí. No Vista, isso será simplesmente chamado de "Computador".
Etapa 2
Selecione a unidade que deseja verificar, por exemplo, sua unidade C:. Selecione "Propriedades" no menu e clique na guia "Ferramentas".
Etapa 3
Na categoria "Verificação de erros", clique no botão "Verificar agora". Marque as duas caixas na janela pop-up e clique em “Iniciar”. O computador verificará a unidade C:para localizar e corrigir quaisquer erros no disco.
Diagnóstico do Mac
Etapa 1
Abra uma nova janela do Finder e abra a pasta "Aplicativos". Dentro desta pasta, navegue até "Utilitários" e abra essa pasta.
Etapa 2
Abra o aplicativo "Utilitário de Disco". Selecione a unidade que você deseja verificar em busca de erros, normalmente seu Macintosh HD.
Etapa 3
Certifique-se de que a guia "Primeiros socorros" esteja selecionada e clique em "Reparar permissões de disco". Isso fará a varredura de todo o seu Macintosh HD em busca de erros e os corrigirá automaticamente. Nessa janela, você também pode verificar e reparar o próprio disco para erros mais problemáticos.
Dica
Antes de executar qualquer diagnóstico extenso, é útil fazer backup do sistema ou definir um ponto de restauração, se possível, caso algo dê errado.