Para a maioria dos usuários, adicionar impressoras, remover impressoras e alterar as propriedades da impressora usando a interface gráfica do Windows é suficiente. No entanto, algumas instâncias exigem o maior grau de controle e flexibilidade fornecido pela linha de comando. Este é o caso mais notável em organizações maiores, onde um administrador de sistema procura remover uma impressora de centenas ou milhares de máquinas, mas não tem tempo ou recursos para fazê-lo manualmente em cada computador. A execução de um único comando pode resolver esse problema.
Etapa 1
Abra um prompt de comando. Clique no botão Iniciar do Windows e selecione “Executar”. Digite “cmd” (sem as aspas) e clique em “OK”.
Etapa 2
Digite o seguinte comando no prompt de comando:
rundll32 printui.dll,PrintUIEntry /dl /n "nome_impressora" /c\nome_computador
Altere a variável "nome da impressora" para o nome exato da impressora que deseja remover (por exemplo, "HP Color LaserJet 2600n"). Altere também a variável "computer_name" para o nome do computador ou servidor do qual a impressora nomeada deve ser removida.
Etapa 3
Pressione a tecla “Enter” para executar o comando. A impressora geralmente é removida do computador de destino em segundos.