Uma ponte de rede, ou um switch de camada 2, conecta duas redes locais (LAN) diferentes ou segmentos da mesma LAN. Uma ponte é usada para segregar dados dividindo-os em dois fluxos. Dessa forma, reduz efetivamente o fluxo de tráfego em uma LAN. Uma ponte opera determinando se os dados de entrada (ou tráfego) devem ser roteados para um endereço de encaminhamento ou descartados. Os pacotes de dados recebidos pela ponte carregam o endereço de destino, que é lido pela ponte e decifrado de acordo. Os três principais tipos de pontes de rede incluem pontes locais (para conectar LANs), pontes remotas (para conectar LANs com uma rede de longa distância ou WAN) e pontes sem fio (para conectar redes remotas com LANs).
Evita o desperdício de largura de banda
Uma ponte gerenciava o tráfego de entrada e reduz o desperdício de largura de banda, evitando todo o fluxo desnecessário de dados entre os segmentos de rede. Dessa forma, ele pode efetivamente garantir o desempenho ideal em ambos os lados do segmento de rede. Uma ponte pode ser pensada como a polícia de trânsito, controlando o fluxo de dados legítimos e impedindo todo o tráfego desnecessário. O desperdício de largura de banda cria atrasos desnecessários e diminui o desempenho da rede. Uma ponte, portanto, se comporta como um monitor de largura de banda, canalizando dados relevantes e descartando sucata para aumentar o rendimento da largura de banda. Ele pode ser pensado como um firewall de modelagem/gerenciamento de tráfego.
Aumenta o comprimento da rede
Uma ponte de rede aumenta o comprimento funcional de uma rede conectando segmentos de LAN individuais. As redes podem ser segmentadas e reunidas sem a necessidade de criar sub-redes IP ou usar um roteador. Uma ponte de rede aumenta o tamanho da rede sem a necessidade de equipamentos de hardware, como cabos, e restrições de software, como firewalls.
Segmentos de transmissão de rede diferentes de links
Uma ponte pode conectar segmentos de LAN semelhantes e diferentes. Ele pode conectar, por exemplo, um segmento Ethernet com um segmento Token Ring, permitindo que ambos se comportem como um e tenham o mesmo endereço IP. Uma ponte conecta segmentos de LAN com diferentes protocolos, um segmento de LAN com a Internet e uma rede local sem fio (WLAN) com um segmento de LAN. Uma ponte também é usada para conectar duas LANs CSMA/CD e uma LAN token ring com uma LAN CSMA/CD. É necessário conectar segmentos diferentes que possuam protocolos diferentes para transmissão de dados.