Um Controlador Lógico Programável (CLP) é um tipo de computador projetado especificamente para aplicações industriais. Um microprocessador é a Unidade Central de Processamento (CPU) de um computador.
Diferenças
Todos os PLCs contêm um ou mais microprocessadores, mas nem todos os microprocessadores são usados em PLCs. Computadores de mesa, eletrodomésticos, automóveis e eletrônicos de consumo provavelmente contêm um ou mais microprocessadores.
Recursos
Um microprocessador é apenas um componente de um dispositivo eletrônico e requer circuitos adicionais, memória e firmware ou software antes que possa funcionar. Um PLC é um computador completo com um microprocessador. Um CLP pode ser programado ou reprogramado para controlar diferentes tipos de dispositivos, utilizando linguagens de programação relativamente simples como Ladder Logic, que se assemelha a um diagrama de circuito com chaves, bobinas, relés e outros componentes elétricos, representando operadores como True/False, contadores, temporizadores e cálculos numéricos.
História
Os PLCs foram introduzidos pela primeira vez no final da década de 1960 e foram usados pela primeira vez para controlar linhas de montagem de automóveis. Os primeiros PLCs se assemelhavam a mainframes ou minicomputadores. À medida que a tecnologia dos microprocessadores evoluiu, os PLCs tornaram-se muito menores e ganharam novos recursos e poder de processamento.
Aplicativos
Os PLCs agora são usados em praticamente todos os setores. PLCs controlam dispositivos em fábricas, usinas de energia, campos petrolíferos e até veículos. Os microprocessadores são os "cérebros" de quase todos os dispositivos eletrônicos.
Curiosidade
Antes da invenção dos PLCs, os circuitos elétricos controlavam os dispositivos industriais. Os PLCs são basicamente circuitos elétricos "virtuais" que podem ser reconfigurados com algumas teclas. Os microprocessadores são fixos em suas capacidades.