O objetivo final de um programa de software é resolver um problema. O problema pode ser simples, como um programa de software que verifica palavras com erros ortográficos em um documento de texto, ou complexo, como um programa de software usado para criar um banco de dados. Independentemente do problema, se o programa de software não resolver o problema de forma eficaz e fornecer um meio para o usuário criar uma solução, ele não será eficaz e ficará aquém de seu objetivo. Escrever um bom software começa com um documento de análise e design que atende aos requisitos do usuário e cria um plano para fornecer soluções.
Defina o problema
Etapa 1
Avalie a solicitação primeiro olhando para o quadro maior. Certifique-se de entender o que o usuário está pedindo. Faça perguntas de sondagem "quem, o quê, onde, quando, por que e como" para chegar à raiz do problema.
Etapa 2
Defina o escopo e as restrições do projeto. Por exemplo, se a solicitação for para um programa de software para informatizar um sistema de pedidos de livros, avalie o sistema de pedidos atual do começo ao fim. Defina e estabeleça os limites do projeto e identifique as restrições do projeto com as quais você deve trabalhar, como hardware existente ou um prazo limitado para a conclusão do projeto.
Etapa 3
Olhe para o usuário final. Entreviste e observe as pessoas que usarão o software diariamente para determinar como o software deve funcionar para atender à solicitação e como você pode projetar o novo sistema para melhor atender às necessidades do usuário. Identifique os fatores relacionados ao usuário que podem afetar o projeto, por exemplo, como o nível de habilidade dos usuários finais pode afetar os requisitos de treinamento.
Etapa 4
Determinar a viabilidade e apresentar recomendações. Forneça uma avaliação por escrito da solicitação para incluir uma estimativa de custos, benefícios, cronograma para conclusão e sua recomendação sobre se o software resolverá efetivamente o problema declarado.
Preparar o Documento de Análise e Design
Etapa 1
Desenvolva um diagrama de fluxo de dados e uma descrição do processo. Um diagrama de fluxo de dados explica o que o programa fará e um diagrama de processo exibe como o programa de software o fará. Por exemplo, um diagrama de fluxo de dados e uma descrição de processo para um sistema de pedidos de livros documentaria e descreveria o processo, passo a passo, desde a seleção do livro apropriado até a entrada do livro no estoque.
Etapa 2
Crie um dicionário de dados que defina e descreva os elementos de dados necessários e combine esses elementos em registros de dados. Por exemplo, no sistema de pedidos de livros, exemplos de elementos de dados incluem nome do livro, ISBN, autor e preço. Esses elementos então se combinam para formar um registro de livro; outros elementos, como nome do fornecedor, número da conta e representante de vendas, podem ser combinados para formar um registro de fornecedor.
Etapa 3
Combine o diagrama de fluxo de dados, descrições de fluxo de processo e dicionário de dados em um pacote de documentos que descreva o programa de software em um formato lógico e escrito que você pode usar para criar um protótipo de programa ou modelo de trabalho do programa de software.
Dica
Um benefício de definir claramente o escopo do projeto é que isso ajuda a evitar o “deslizamento do projeto” que pode ocorrer quando um projeto cresce além da solicitação inicial.
Outra ideia para identificar os requisitos do usuário final é desenvolver uma pesquisa usando uma combinação de perguntas abertas, perguntas fechadas e perguntas de variedade de respostas. Inclua perguntas como "Quais recursos você gostaria de ver no sistema de pedidos de livros?" “Quantas encomendas de livros você faz por mês?” e “Em uma escala de 1 a 10, como você classificaria a ineficiência do atual sistema de pedidos de livros?”
Além de apresentar uma análise escrita e um documento de projeto para um programa de software, às vezes é útil usar um software de apresentação para adicionar uma representação gráfica do novo sistema de software.