Os computadores são usados para uma variedade de aplicações, desde registro de dados científicos até engenharia e uso pessoal diário. Como resultado, as funções do computador e os próprios modelos variam de acordo com o uso e a aplicação. Existem vários tipos de computadores com funções que vão desde cálculos científicos complexos, como monitoramento e rastreamento do clima, até o processamento de tarefas simples, como navegar na Internet e verificar e-mails.
Supercomputadores
O "Pai da Supercomputação", Seymour Cray, construiu o primeiro supercomputador em 1963 chamado CDC 6600, de acordo com a Cray Inc. Ele fundou a empresa Cray Research para se concentrar na engenharia de sistemas de supercomputadores. Os supercomputadores fornecem a velocidade de processamento mais rápida de qualquer computador. Usados para cálculos altamente complexos, os supercomputadores possuem capacidades de processamento extremas. Por exemplo, o Jaguar, um supercomputador da Cray Inc., opera a 1.750 Teraflops (operações de ponto flutuante por segundo) com desempenho máximo – o que significa que o sistema pode calcular 1.750.000 Gigabytes por segundo. Os supercomputadores trabalham nos bastidores para impulsionar a pesquisa de informações mais avançada. Eles são usados para várias aplicações altamente especificadas, incluindo pesquisa meteorológica, física quântica, simulações de detonação de armas nucleares e uma classe de problemas chamados de "problemas do Grande Desafio", um conjunto de problemas que exigem um computador de alto desempenho.
Médios ou minicomputadores
O computador de médio porte, originalmente chamado de minicomputador e atualmente chamado de servidor, está entre um microcomputador e um computador mainframe (em relação ao tamanho e potência). O termo "minicomputador" desenvolvido durante a década de 1960 para descrever computadores que utilizavam tecnologia de transistor. Durante as décadas de 1970 e 1980, o desenvolvimento de microcomputadores – ou desktops – colocou os minicomputadores na designação de médio porte. Eles foram considerados uma máquina de usuário único mais poderosa. Os verdadeiros minicomputadores começaram a declinar, no entanto, devido a um minicomputador menos caro que usava tecnologia de microprocessador. Os computadores de médio porte fornecem serviços de processamento para diversos aplicativos. Eles são usados para executar aplicativos de back-end, como e-mail corporativo, sistemas de banco de dados e software antivírus em toda a rede.
Microcomputadores ou computadores pessoais
Considerado o primeiro desktop, o HP 9830, lançado para uso do consumidor na década de 1970, ultrapassou os computadores da época por apresentar um disco rígido e utilizar a linguagem de programação BASIC. Os microcomputadores são o dispositivo de consumo mais comum. Este tipo de computador inclui computadores pessoais e laptops. Os microcomputadores usam um microprocessador para executar instruções e são projetados para serem usados por um indivíduo. Eles são usados para aplicativos de escritório, e-mail, acesso à Internet, jogos ou educação.