O Firewall do Windows, um serviço de firewall interno incluído no Windows 7, Windows Vista, Windows Server 2008 e Windows XP com Service Pack 2 e posterior, protege computadores e redes contra solicitações maliciosas ou não solicitadas para se conectar ao seu computador. O Firewall do Windows permite bloquear ou desbloquear todas as solicitações de conexão, ajuda a bloquear worms e vírus de computador e cria um log de segurança de tentativas bem-sucedidas e malsucedidas de se conectar ao seu computador, de acordo com a Microsoft Corporation.
Personalização e configuração
O Firewall do Windows oferece a capacidade de configurá-lo e personalizá-lo com base nas necessidades comerciais (trabalho) e pessoais (casa). Como o Firewall do Windows é ativado por padrão e bloqueia todo o tráfego de entrada, você precisará configurá-lo para atender às suas necessidades para garantir que ele não entre em conflito com os aplicativos de negócios. Você pode personalizar a configuração do firewall e configurar exceções acessando o Firewall do Windows no Painel de Controle. O Firewall do Windows permite adicionar portas para permitir manualmente o tráfego de entrada de outras redes. A configuração adequada do Firewall do Windows pode impedir ataques mal-intencionados em todos os computadores da rede, informa a Microsoft Corporation.
Bloqueio de tráfego completo
O Firewall do Windows oferece uma política de segurança de tratamento de tráfego padrão global que bloqueia completamente todo o tráfego de entrada não solicitado para todas as conexões de rede de computadores, relata a WatchGuard Technologies, Inc. Por padrão, o Firewall do Windows permite apenas conexões de entrada da assistência remota do Windows. Essa medida de segurança protege os administradores e usuários do computador impondo uma política de permitir apenas conexões que tenham sido especificamente permitidas.
De acordo com a WatchGuard Technologies, Inc, a política de segurança padrão do Window Firewall pode reduzir ou eliminar completamente servidores maliciosos da Web, FTP, pessoa a pessoa e de transferência de arquivos. O Firewall do Windows também oferece a capacidade de configurar exceções que desbloqueiam serviços de servidor e permitem tráfego de entrada. Essas exceções podem ser aplicadas a conexões de rede individuais, permitindo que diferentes usuários estabeleçam suas próprias políticas de firewall. Os usuários também podem definir exceções com base em endereços IP, sub-redes IP, uso doméstico e de escritório.
Coordenação da Central de Segurança
O Firewall do Windows coordena efetivamente com a Central de Segurança incluída no Windows 7, Windows Vista e Windows XP com Service Pack 2 e posterior. A Central de Segurança alerta você quando o firewall não está ativado e também exibe o status do Firewall do Windows, seu antivírus e outras configurações em uma tela conveniente, de acordo com o PC Today. Um benefício importante do Firewall do Windows é que ele é ativado por padrão, oferecendo aos usuários do Windows segurança de tempo de inicialização e uma linha de proteção automática adicional para os discos rígidos de seus computadores. Essa medida de segurança evita conexões de entrada que podem colocar seu computador em risco de ataques mal-intencionados.