Na maioria dos casos, configurar uma conexão de Internet sem fio no Linux Mint é quase automático, exigindo apenas alguns passos. Para usuários avançados, no entanto, há muitas maneiras de personalizar uma conexão sem fio, dando a você controle total sobre sua rede e seu desempenho. Todas essas opções podem ser configuradas a partir da GUI, dispensando o uso do terminal.
Conectando-se a uma rede sem fio
Etapa 1
Clique no ícone de rede na barra de tarefas perto do relógio, que se parecerá com um medidor de sinal sem fio ou computador desktop, dependendo de como você está conectado no momento, e selecione "Configurações de rede". Como alternativa, no menu do Linux Mint, escolha "Rede" no submenu "Preferências".
Etapa 2
Selecione “Wireless” no painel esquerdo na janela resultante. Se o botão de alternância "Sem fio" acima do painel direito não estiver na posição "Ligado", clique no botão para habilitar a conexão sem fio. Uma lista de redes que a placa wireless pode detectar agora será listada no painel direito.
Etapa 3
Clique no SSID, ou nome da rede, da rede sem fio à qual você deseja se conectar. Se a rede não exigir senha, a conexão será configurada automaticamente. Caso contrário, você será solicitado a inserir uma senha primeiro.
Configuração avançada
Etapa 1
Abra a caixa de diálogo "Configurações de rede" e, no painel direito, clique na seta ao lado da rede sem fio que você deseja configurar.
Etapa 2
Clique no botão "Configurações" para configurar essa conexão. A caixa de diálogo "Configurações" será aberta na guia "Wi-Fi".
Etapa 3
Insira um novo SSID somente se você for alterar o SSID no roteador. Selecione o modo de operação "Infraestrutura" ou "Ad-hoc" para a rede atual. Uma rede que usa um roteador ou ponto de acesso está usando o modo de infraestrutura na maioria dos casos, enquanto uma rede ad-hoc é uma conexão direta entre dois computadores. Isso já deve estar configurado corretamente.
Etapa 4
Clique na guia "Segurança Wi-Fi" para inserir uma nova chave de acesso para a rede ou escolher esquemas de criptografia. Ambas as configurações devem corresponder ao que seu roteador sem fio usa.
Etapa 5
Selecione a guia "Configurações de IPv4" ou "Configurações de IPv6" para definir um endereço IP estático para sua placa wireless ou para adicionar endereços DNS personalizados para usar ao navegar na Internet. Algumas redes locais usam endereços IP estáticos no formato IPv4 mais antigo ou no formato IPv6 mais recente, em vez de endereços IP dinâmicos atribuídos aleatoriamente, para garantir que um computador esteja sempre localizado no mesmo endereço de rede. Um servidor DNS converte endereços da Web amigáveis, como Example.com, em endereços IP públicos que os computadores exigem ao trocar dados com um servidor pela Internet. Um servidor DNS personalizado pode ser usado para acelerar o processo de conversão, o que pode ajudar certos aplicativos, como streaming de vídeo, a ter um melhor desempenho.
Etapa 6
Escolha a guia "Geral" para alternar as opções para conectar-se automaticamente à rede e disponibilizar a rede para todos os usuários da máquina. Se você tiver uma rede privada virtual configurada, também poderá habilitar a VPN para a conexão atual nesta guia.
Dica
Clique no botão “Create Hotspot” na caixa de diálogo “Network Settings” para transformar seu adaptador sem fio em um ponto de acesso para outros dispositivos usarem. Isso só funcionará se você estiver conectado à Internet por meio de uma conexão com fio ou outro dispositivo. Você não poderá usar sua conexão sem fio para acessar a Internet enquanto o ponto de acesso estiver ativo.
Se o seu adaptador sem fio não estiver funcionando, pode ser necessário drivers proprietários. Selecione “Driver Manager” em “Administration” no menu Linux Mint e digite sua senha. Se houver um driver listado para o seu adaptador sem fio, selecione-o e clique em "Aplicar alterações". Verifique se você está conectado à Internet por meio de sua placa de rede com fio para baixar o driver.
Aviso
Se as configurações da sua placa sem fio não corresponderem ao seu roteador, você perderá a conectividade de rede. Tenha cuidado ao inserir configurações personalizadas.