As empresas hoje precisam de um site para prosperar. As páginas da Web podem fornecer aos clientes informações sobre a empresa, uma maneira de encomendar mercadorias ou pelo menos um número de telefone para entrar em contato com o proprietário. No entanto, as páginas da Web não são um simples substituto para outdoors ou anúncios de jornal:elas têm desvantagens das quais todos devem estar cientes.
Projetando um site
Antes que uma empresa crie uma página da Web, alguém precisa decidir como ela será. Páginas com infinitos blocos de texto e sem recursos visuais, ou sem informações úteis, podem afastar as pessoas. Sites que não oferecem navegação intuitiva e fácil frustram os visitantes. É importante resolver esses detalhes antes que a página seja publicada. Uma página da Web perpetuamente "em construção" aliena os clientes que esperam que tudo esteja pronto.
Armadilhas de programação
Mesmo o melhor design é inútil até que um programador escreva o código para criar a página. Se o código for falho - a página não permite que os clientes baixem músicas ou reservem férias, por exemplo - vai prejudicar mais do que ajudar. O site do Affordable Care Act no lançamento é um exemplo de funcionalidade ruim. Os programadores correram e cortaram custos para cumprir os prazos do governo e quando o site foi ao ar, não funcionou para muitas pessoas. A publicidade negativa foi intensa.
Manter-se atualizado
Ao contrário de um anúncio nas Páginas Amarelas, os proprietários de empresas podem atualizar uma página da Web constantemente. Isso é bom porque se o endereço, o número de telefone ou os preços dos produtos mudarem, a empresa pode informar instantaneamente ao público. Se a empresa não atualizar seu site regularmente, os clientes podem ficar irritados quando souberem que os preços listados online não são precisos. Alguém tem que acompanhar o que é postado online e mantê-lo atualizado.
Desafios de exibição
Pessoas diferentes acessam páginas da Web de maneiras diferentes. Um visitante usa um laptop, outro usa um telefone celular; um usa a versão mais recente do Firefox, outro usa uma versão mais antiga do Internet Explorer. Os programadores da Web precisam codificar sites para que funcionem perfeitamente, não importa qual navegador os visitantes usem. O site também precisa ter uma boa aparência, quer o visitante o veja em um desktop de 24 polegadas ou em algumas polegadas de tela de smartphone. (Ref4, #3, ref5)
Descendo
Um anúncio de jornal não desaparece apenas se muitas pessoas o lerem, mas uma página da Web pode. As páginas que funcionam bem com o tráfego diário do site podem não funcionar se houver um pico de visitantes. O serviço de hospedagem pode não estar configurado para lidar com tantas conexões ou a largura de banda pode ser maior do que o site autorizou. Uma página bem projetada não serve para nada se ninguém conseguir vê-la.
Atendimento ao cliente
As empresas devem lembrar que um site deve fornecer informações aos seus clientes, mas não deve ser o único recurso a ser acessado se houver problemas. O Google conta com sua central de ajuda online e fóruns de suporte para lidar com problemas. Os usuários do Facebook que tiverem problemas com o serviço devem entrar em contato com a empresa por e-mail. A incapacidade de falar diretamente com uma pessoa pode frustrar os usuários. Também pode deixá-los sentindo que a empresa não tem interesse em ajudá-los, e isso pode fazer com que uma empresa perca clientes.